Topo

Repórter da GloboNews mostra jornalistas isolados após tiro na Casa Branca

Na gravação, diversos profissionais de imprensa vestindo máscaras caminham por uma sala fechada - Reprodução/Twitter
Na gravação, diversos profissionais de imprensa vestindo máscaras caminham por uma sala fechada Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/08/2020 19h53

Raquel Krähenbühl, correspondente da GloboNews em Washington (EUA), compartilhou no Twitter um vídeo do "lockdown" de jornalistas após uma coletiva de imprensa na Casa Branca ser interrompida por suspeita de tiros do lado de fora do prédio.

Na gravação, diversos profissionais de imprensa vestindo máscaras caminham por uma sala fechada. Alguns deles olham pela janela em direção a um gramado vazio, aparentemente tentando descobrir algo sobre o suposto disparo.

A jornalista foi quem deu a notícia ao vivo na GloboNews, logo após o presidente Donald Trump ser retirado da sala enquanto se preparava para falar com os jornalistas. Ela voltou ao ar minutos depois e afirmou que os jornalistas ainda não haviam sido liberados:

"A gente ainda não pode sair daqui, a porta está trancada. Eu não consigo sair, os repórteres que estavam na coletiva ainda estão aqui", relatou.

Ela contou que ainda não se sabe a motivação do atirador e destacou a gravidade do episódio: "Uma cena muito rara aqui na Casa Branca, nunca antes em todas as coletivas que a gente participa aqui eu vi um agente do Serviço Secreto tirar o Presidente do pódio no meio de uma coletiva".

Trump voltou à coletiva poucos minutos depois, informando que a situação já estava sob controle e que uma pessoa, suspeita de ter disparado o suposto tiro, foi baleada pelo Serviço Secreto e levada para o hospital. Seu estado de saúde ainda é desconhecido.

A jornalista também compartilhou uma foto do momento em que o presidente já havia retornado à sala, mas os fotógrafos ainda estavam com as câmeras apontadas para o lado de fora:

Trump agradeceu a atuação do Serviço Secreto:

"Me sinto muito seguro com o Serviço Secreto, eles são pessoas fantásticas. São os melhores dos melhores, são muito bem treinados", afirmou. "Eles só queriam que eu me retirasse por um momento para garantir que tudo estava bem do lado de fora."