Topo

Débora sobre 'Roda Viva' com Adnet: 'Falar de assédio ainda é difícil'

O humorista Marcelo Adnet  - Divulgação/TV Globo
O humorista Marcelo Adnet Imagem: Divulgação/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2020 04h00

Convidado da última segunda-feira (17) do "Roda Viva", Marcelo Adnet comentou temas espinhosos: falou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sobre se identificar como um humorista de esquerda, e também sobre as acusações de assédio moral contra Marcius Melhem. A participação dele no programa é um dos assuntos do podcast UOL Vê TV #40, com Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer.

Sobre as acusações de assédio moral contra Marcius Melhem, Adnet disse que não é juiz e não tem informações suficientes para ter uma opinião formada. "Não há como ter ambiente de trabalho convivendo com assédio. Isso é um assunto muito sério. O que estou dizendo é que não sou juiz. O dia em que tiver informações suficientes, poderei emitir informações."

"Acho importante destacar a pergunta da Anna Virginia [Ballousier, repórter do jornal "Folha de S. Paulo"] a respeito das denúncias de assédio moral do Marcius Melhem porque é um assunto muito difícil de ser falado, que não tinha surgido até então ali", diz Débora (disponível no vídeo acima a partir de 11:08).

"O desconforto que o Adnet mostrou na resposta, a escolha das palavras, a reticência dele em se posicionar, mostrou que era um assunto muito importante de ser discutido", continua a editora de TV e Famosos do UOL. "Foi corajoso da parte dela entrar nesse tema. Assédio no ambiente de trabalho ainda é um assunto muito difícil, as mulheres não encontram acolhimento muitas vezes."

"É importante a gente cobrar esse posicionamento de quem está no entorno disso também. A gente fala bastante sobre ser antirracista, isso deveria funcionar para todas as coisas. Não basta não ser assediador, você também tem que ser antiassédio. A gente tem uma responsabilidade no entorno e é importante se posicionar."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.