Topo

Barney: 'Se tivesse voltado antes, A Fazenda teria potencial de sucesso'

Marcos Mion apresentará "A Fazenda" - Edu Moraes/Record TV/Divulgação
Marcos Mion apresentará 'A Fazenda' Imagem: Edu Moraes/Record TV/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/08/2020 04h00

Após desistências e troca de panicats, enfim a Record está de posse de todos os contratos dos 20 participantes e quatro reservas da próxima edição de "A Fazenda". A lista com os nomes que estão sendo ventilados para compor o elenco do reality e a comparação inevitável com o "BBB 20" são assuntos do podcast UOL Vê TV #40, com Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer (disponível no vídeo abaixo a partir de 28:29).

Barney acredita que "A Fazenda" "podia ter voltado antes" e menciona o comentário feito pelo colega Fefito, também colunista do UOL, sobre o programa ter criado uma nova categoria de participante que é "ex do Latino". "Isso é genial", diz. "É a terceira que vai participar."

"Quanto à possibilidade de sucesso, eu acho que a Record demorou. Se tivesse estreado há um mês teria um potencial gigantesco, não de repetir, porque o canhão da Globo é maior, mas poderia ser um tiro fora da curva."

Para Barney, "muita gente já está com a vida no modo 'novo normal'", e isso pode atrapalhar o desempenho do reality na Record. "Não teve o fator do enclausuramento do 'BBB 20', que foi importante para aquele surto coletivo. Acho que não vai repetir [o sucesso], espero que se dê melhor no Ibope, os nomes ventilados são bons."

Stycer ressalta que o "BBB 20" foi um grande sucesso por vários motivos. "Um deles com certeza foi o fato de que mais da metade do programa foi no início da quarentena, um período de maior consumo de televisão dos últimos anos."

"Todo mundo ficou em casa, isso de fato ajudou. É óbvio que o programa teve várias qualidades que mereceram sucesso, mas de fato o 'BBB' surfou na quarentena", diz.

"Só tinha Jornal Nacional e 'BBB' pra gente assistir", lembra Barney. "Não tinha outro assunto, a gente ainda estava sob impacto de quanto tempo ia durar isso."

Concorrência

"Agora o assunto é justamente as TVs voltando, o futebol voltou, vai ter uma série de outras opções inéditas que dificulta a vida da 'Fazenda' naturalmente. Podia ter voltado um pouco antes. Se tivesse engatado com menos coisa no ar tinha grande potencial de furar a bolha."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.