Topo

'É uma relação de irmã', diz Andréa Sorvetão sobre amizade com Xuxa

Paquita de Xuxa nos anos 1980, Andréa Sorvetão falou que quer se reinventar com lives no Instagram - Foto: Reprodução/ Instagram
Paquita de Xuxa nos anos 1980, Andréa Sorvetão falou que quer se reinventar com lives no Instagram Imagem: Foto: Reprodução/ Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2020 14h07Atualizada em 21/08/2020 15h28

Andréa Sorvetão, conhecida por ter sido Paquita dos programa de Xuxa Meneghel nos anos 1980, falou sobre sua "relação de irmã" com a apresentadora e afirmou que está aproveitando o período de quarentena para tentar reinventar sua imagem diante do público.

Apesar de lembrar com carinho do trabalho com a "Rainha dos Baixinhos", Sorvetão revelou que rejeita o título de ex-paquita.

"Uma coisa eu digo: não existe ex-paquita. As paquitas foram 27, 28 ou 29 meninas. Posso colocar no currículo 'fui paquita'? Acabou sendo uma profissão. O povo insiste em colocar ex-paquita. Acho que não existe. Fui paquita por apenas quatro anos e sou lembrada como a Sorvetão até hoje", defendeu ela em entrevista à revista Quem.

Sorvetão comparou sua situação com a do ator Marcos Oliveira, que ficou conhecido nacionalmente como Beiçola. Oliveira foi um dos convidados da apresentadora e empresária nas lives em seu Instagram.

"Eu e o Marcos Oliveira tivemos uma identificação. Ele falou: 'Pô, só lembram de mim como o Beiçola'. Falei: 'Você fez o Beiçola por 14 anos. E eu fui paquita por quatro anos e ainda me chamam assim?'. Já fiz outras mil coisas — 'Trapalhões', novelas, programa na Rede TV!, realities. Não quero que as pessoas esqueçam deste momento [de paquita]. Foi assim que o Brasil me conheceu, mas pelas lives, tive a chance de ouvir: 'Já conhecíamos a Sorvetão, agora estamos conhecendo a Andréa'", comemorou.

Ao falar de seus planos para o futuro, Sorvetão confirmou o projeto de uma peça biográfica, interrompida pela pandemia, e revelou o sonho de comandar novamente um programa próprio. Os seus planos também incluem um curso em que a empresária pretende 'passar uma inspiração de vida'.

Mas apesar da vontade de voltar à TV, ela também revelou que enfrentou uma depressão no começo dos anos 2000, quando foi demitida pela RedeTV! depois de deixar a Globo para assumir um programa infantil no canal.

"Naquele momento, eu senti muito o baque. Pensava: 'Por que foram fazer isso comigo?' Eu me dediquei tanto. Quando queimava luz, quando não tinha ar-condicionado, eu estava lá, Eu realmente me dedicava, vesti a camisa para o negócio acontecer, mas, enfim, não aconteceu. Depois de um tempo, percebi que estava entrando em uma depressão, mas naquele momento eu não percebia. Tinha dias que eu não conseguia, nem queria sair da cama", detalhou Sorvetão.

A apresentadora e empresária também enfrentou uma fase difícil no início de 2017, depois que sua casa de eventos no Rio de Janeiro foi à falência, obrigando sua família a se mudar para o Mato Grosso.

"Ficamos um ano e quatro meses, mas pareceu até mais. A cabeça das pessoas é muito diferente, o que não é uma crítica. Somos empreendedores, arriscamos, mas lá é aquele método mais de interior, mais tradicional, há nepotismo. Além disso, Campo Grande tem um clima diferente. É uma cidade que não chove. O Conrado chegou a ter uma pré-pneumonia porque o ar é seco. Foi complicado", contou Sorvetão, que voltou para a capital carioca em janeiro desse ano.

Sorvetão, de 47 anos, é casada com o cantor Conrado, ex-"A Fazenda", desde o fim dos anos 1980. Eles tiveram duas filhas, Giovanna, de 22 anos, e Maria Eduarda, de 14.

Ao falar de sua relação com Xuxa ao longo dos anos, a apresentadora relembrou o episódio em que Xuxa criticou a harmonização facial da amiga em um comentário público no Instagram, viralizando na internet.

"É uma relação de irmã, de amizade mesmo. Quando eu fiz a harmonização? Ela é amiga, né? Foi lá e comentou no próprio post. Ela é desse jeito, ela é espontânea, cara. Quando eu vi aquilo, pensei: 'Por que não me mandou no Zap?', mas nem pensei em apagar. Ela é desse jeito. Superverdadeira, autêntica", elogiou Andréa.

Ela ainda revelou que mantém um grupo privado com suas colegas de "Xou da Xuxa".

"Somos todas mulheres com vidas já formadas, com suas opiniões e dando força. A gente tem um grupo para falar, dizer se está mal, uma dá força para outra. Uma manda uma palavra, outra manda um vídeo. Essa é nossa relação. E acho muito legal porque é importante manter a essência", afirmou.