Topo

Tony Ramos comenta fama de bom moço e 1º nu masculino em novela

Tony Ramos completa 72 na próxima terça-feira (25) - João Miguel/TV Globo
Tony Ramos completa 72 na próxima terça-feira (25) Imagem: João Miguel/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 12h15

Prestes a completar 72 anos de idade, Tony Ramos dedicou 56 deles à carreira. Seus personagens nas telinhas e sua postura com os fãs contribuíram para a criação de uma imagem de bom moço, que não é negada pelo ator.

"Tem gente que deve me olhar e dizer: 'Que cara chato, careta, bonzinho'. Se ser leal às amizades e respeitar as pessoas é ser bom moço, paciência, então, eu sou. Mas não sou exemplo para ninguém", considerou Tony em entrevista ao O Globo.

Mas, apesar da imagem criada, Tony também foi o responsável pelo primeiro nu masculino em novelas brasileiras, em "O Astro", de 1977. Questionado sobre como foi fazer a cena em plena censura imposta pelo regime militar no país, brincou: "Um susto!".

"Não é confortável ficar nu. Noventa por cento dos colegas, se forem sinceros, vão dizer que não é. Invade a privacidade. Era uma época difícil, mas dona Janete Clair (autora) e o Daniel Filho (diretor) negociaram com a censura: 'Essa personagem vai fazer um voto a São Francisco de Assis, renunciando ao dinheiro do pai, inclusive a roupa do corpo que o dinheiro do pai compra'. Foi uma cena iconográfica. E lá fui eu, peladão, circulando pelos cenários, pela externa. Sou pródigo em pelos, todos eles eriçados de constrangimento. Ator não tem que ter amarras", contou.

E mesmo com os 56 anos de carreira, Tony Ramos ainda não pensa em parar. O ator está no longa "Aos 45 do segundo tempo", dirigido por Luiz Villaça, e também está escalado para a próxima que João Emanuel Carneiro escreve para o horário das 21h da TV Globo.