Topo

Giovanna Lancellotti mostra 'mar de fogo' ao redor de sua casa em SP

GIovanna Lancellotti mostrou avanço de incêndio florestal nos arredores de seu sítio em São João da Boa Vista - Reprodução/Instagram/@gilancellotti
GIovanna Lancellotti mostrou avanço de incêndio florestal nos arredores de seu sítio em São João da Boa Vista Imagem: Reprodução/Instagram/@gilancellotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2020 11h27Atualizada em 09/09/2020 18h06

Giovanna Lancellotti voltou a falar do avanço do incêndio nos arredores de sua casa em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.

No domingo (6), a atriz já tinha pedido ajuda do governo do estado para controlar a situação. No vídeo, postado em seu Instagram, ela chorou ao mostrar o fogo tomando a mata, dizendo não saber a origem do problema.

Já nas postagens da noite de ontem, Lancellotti deu novos detalhes sobre os focos de incêndio, contando que um deles está em um parque que guarda centenas de animais.

"Estão acontecendo dois incêndios bem grandes simultaneamente. Um é na Serra da Mantiqueira, que é ali perto do nosso sítio que eu já mostrei pra vocês, e o outro em Águas da Prata, na cidade vizinha, e esse é até prioridade porque ele é um parque estadual, que tem muitos animais e o fogo de lá está muito alto. Ambos estão pegando fogo há 8 dias", disse a atriz.

Ela ainda contou que os moradores de São João da Boa Vista conseguiram auxílio de um helicóptero águia, "a única maneira de conter o fogo", mas que a aeronave foi direcionada para a cidade vizinha pela existência do parque. Agora, segundo Lancellotti, a região da Serra da Mantiqueira também precisa de ajuda.

"Os bombeiros estão dando o melhor deles, mas realmente eles também estão de mãos atadas, porque o caminhão deles não entra ali na mata fechada e a mangueira deles tem uma capacidade de até 50 metros, então eles estão apagando ao redor mas o epicentro está só aumentando, já foram 10 quilômetros de mata perdida. Então, o que a gente precisa é de reforço aéreo", afirmou.

Emocionada, a atriz mostrou o "mar de fogo" que tomou conta dos arredores do sítio de sua família. Ela se disse "exausta" com a situação e deixou a entender que fará uma denúncia contra o dono de uma propriedade da região, por considerar que o incêndio teve início de forma intencional.

"Eu já recebi fotos de animais mortos ali ao lado do sítio. Eu tô há 3 dias exausta, isso me consumindo em um grau, eu tô realmente no limite. E só pra deixar claro, pra você, que deve estar assistindo, eu não vou falar seu nome aqui, porque eu vou falar só na denúncia que eu vou fazer contra você, que inclusive eu vou ser a terceira pessoa a te denunciar, mas você sabe o tamanho do estrago que você fez para limpar o seu 'terreninho', que não foi a primeira vez, mas vai ser a última", ameaçou Lancellotti em seus stories no Instagram.

A artista ainda afirmou que, apesar das circunstâncias, "tem esperança que a situação irá se resolver o mais rápido possível", lamentando não poder ajudar mais as pessoas da cidade.

"Tem muita gente da região me mandando mensagem, me mandando fotos, me pedindo ajuda, eu realmente adoraria poder ajudar mas eu também estou implorando essa ajuda. Vocês podem ter certeza que tudo que está ao meu alcance eu estou fazendo, com quem eu posso falar eu estou falando, mas realmente tem coisas que fogem do nosso controle".

Sobre o assunto, o governo de São Paulo afirmou em nota:

"Desde a última semana, incêndios em áreas protegidas mobilizam mais de 150 pessoas, entre brigadistas da Fundação Florestal (FF), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), da Defesa Civil, das prefeituras, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de voluntários da região. As equipes empenham esforços para conter as chamas nos municípios de Luiz Antônio, Águas da Prata e São João da Boa Vista, região de Ribeirão Preto. O fogo atinge áreas de difícil acesso até mesmo para atuação aérea.

As ações de combate aos focos de incêndio contam com auxílio de viaturas, abafadores e bombas costais, além de helicópteros e aviões. Mais de 100 mil litros de água já foram utilizados apenas em Luiz Antônio e Águas da Prata. As equipes estão trabalhando initerruptamente desde as primeiras horas dos incêndios.

Nesta terça-feira (8), dois helicópteros Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), e dois aviões atuaram em Águas da Prata. O monitoramento e a identificação das áreas atingidas são realizados por meio de drones, que auxiliam nas coordenadas das equipes. Ainda para dar mais eficiência aos trabalhos em Luiz Antônio, um Posto de Comando (PCs) foi estabelecido nas proximidades das áreas dos focos.

Segundo dados meteorológicos, o tempo deve continuar firme e seco nos próximos dias, o que favorece à propagação dos focos de incêndio. O balanço da área atingida será realizado após o rescaldo."