Topo

Renata Banhara lamenta falta de apoio após doença grave: 'Me descartaram'

Renata Banhara em fotos antes e durante tratamento de infecção, que começou em 2016 - Reprodução/Instagram/@rebanhara
Renata Banhara em fotos antes e durante tratamento de infecção, que começou em 2016 Imagem: Reprodução/Instagram/@rebanhara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/09/2020 12h10Atualizada em 10/09/2020 12h28

Renata Banhara lembrou seus momentos difíceis após enfrentar uma infecção cerebral grave em 2016.

A modelo, que foi vítima de uma bactéria que se alastrou por seu corpo após um canal dentário mal feito, lamentou ter sido "descartada" durante sua luta contra a doença. O desabafo, feito no Instagram, acompanhou fotos de Banhara antes e durante os sintomas, que comprometeram os nervos de seu rosto.

"#TBT 2016/2017. Fácil nunca foi. As pessoas que eu mais confiava ao me verem doente me descartaram como se eu fosse um objeto quebrado e meu lugar o LIXO. Foi avassalador em todas as áreas da minha vida. Imagine a meu desespero perante meus filhos", escreveu Banhara, de 45 anos, mãe de Marcos, de 22, e Breno, de 13.

Por conta da infecção, há 4 anos, a modelo chegou a ficar entre a vida e a morte em uma UTI. A bactéria que começou pelo problema odontológico se alastrou pelo tecido ósseo, causando uma sinusite e atingindo as meninges, que protegem o encéfalo e a medula espinhal, responsáveis pela manutenção da maioria das atividades do cérebro.

Depois, a bactéria se alastrou ainda mais, comprometendo os nervos e tecidos internos da cabeça, gerando fortes dores no rosto. A modelo teve uma infecção cerebral e, como consequência, paralisia facial.

Na época, Renata teve que apelar para doações na internet, já que seu plano de saúde não cobria tantas cirurgias. Após passar por diversos procedimentos em mais de dois anos, ela anunciou sua cura no final de 2018, passando a fazer fisioterapia para recuperar os movimentos da face, mas sem sequelas neurológicas.

"Me roubaram de diferentes formas. Doente, roubada e destruída, eis que segui em frente, fiz minha parte e Deus a dele. 'Deus faz tudo por você, menos a sua parte. LUTE diariamente'. Seu exemplo pode salvar vidas. Superação é decisão diária. Seu esforço diário não é em vão", defendeu Banhara em seu relato.