Topo

Após reclamação, Anitta comemora mudança da definição de 'patroa' no Google

Anitta comemorou mudança após denunciar verbete machista na última semana - Reprodução/Instagram/@anitta
Anitta comemorou mudança após denunciar verbete machista na última semana Imagem: Reprodução/Instagram/@anitta

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/09/2020 12h03Atualizada em 18/09/2020 07h51

Anitta comemorou a mudança no significado de "patroa" na ferramenta de dicionário do Google.

Na última semana, a cantora se revoltou em seus stories no Instagram ao mostrar que patroa era definida como a "mulher do patrão" ou "dona de casa".

Hoje, a cantora postou o verbete atualizado em seu perfil na rede social, comemorando o "feito" do verbete atualizado.

"Proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora; a chefe de uma repartição pública", descreve a nova definição da palavra.

A artista carioca havia denunciado o tom machista do vocativo, que usa frequentemente para falar de si mesma nas redes sociais,

'Mano, que p... é essa? Vá para ponte que pariu. Patroa é o feminino de patrão. É dona e proprietária do que eu quiser. Mano do céu, eu não tô acreditando que isso está no nosso dicionário", desabafou a dona do hit "Desce Pro Play".

Em comunicado à imprensa, o Google Brasil informou que a definição no dicionário é feita pelo parceiro Oxford Languages e que houve uma atualização de vários termos, mas não atrelou a mudança do termo "patroa" à reclamação da cantora.

"No caso dos significados das palavras "patroa" e "mulher-solteira", a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados", divulgou a empresa.