Topo

Morre Kairo Amaral, repórter de afiliada da Globo no Piauí, aos 24 anos

Kairo Amaral tinha 24 anos e estava de licença médica da TV desde agosto do ano passado - Reprodução/Instagram
Kairo Amaral tinha 24 anos e estava de licença médica da TV desde agosto do ano passado Imagem: Reprodução/Instagram

Yala Sena

Colaboração para UOL, em Teresina

17/09/2020 08h59Atualizada em 17/09/2020 11h00

O jornalista Kairo Amaral Rezende, que atuava como correspondente da TV Clube, afiliada da Globo no litoral do Piauí, morreu aos 24 anos. A família do repórter e a emissora confirmaram a notícia ao UOL.

Kairo estava de licença médica desde agosto do ano passado após descobrir um tumor maligno (rabdomiossarcoma), um câncer raro no braço esquerdo.

Gláucio Rezende, tio do jornalista, informou que ele morreu por volta das 3h de hoje em casa no bairro Piauí, em Parnaíba, após complicações nos rins.

Ele estava debilitado, fazia hemodiálise após ter uma crise que passou 20 dias sem conseguir urinar. Mas ele sempre tinha pensamento positivo, queria viver e lutou muito. Era um obstinado
Gláucio Rezende, tio de Kairo Amaral

O repórter da TV Clube chegou a fazer radioterapia e quimioterapia. Ele comemorou em uma live que estava voltando a ter cabelo. "Estou feliz, o cabelo crescendo novamente e estou voltando a sorrir [...] já estou pensando no dia do primeiro ao vivo, que eu vá falar na TV, pensando na emoção que vai ser voltar a fazer o que a gente ama", disse na ocasião.

Na última sessão de quimioterapia, Kairo teve complicações nos rins e seu quadro de saúde agravou. Nesta madrugada, ele não resistiu.

O jornalista era figura conhecida no estado, principalmente pela atuação no rádio e na televisão. Iniciou na profissão aos 16 anos com o tio Gláucio em uma rádio comunitária. Em 2013, trabalhou na TV Costa Norte, afiliada da TV Cultura no Piauí, depois fez reportagens na TV Meio Norte e atualmente estava na TV Clube, afiliada da Globo no Piauí.

O seu trabalho mais recente foi na Rádio Liderança. O jornalista Tiago Mendes que dividia o programa com Kairo conta que ele era um profissional apaixonado pelo jornalismo.

"Ele estava cheio de planos, queria cobrir as eleições, mas há um mês teve uma crise nos rins, foi internado e há uma semana tratava a doença em casa. Era um profissional determinado, independente, que amava a profissão, incansável. Uma grande perda para o jornalismo", lamentou.

Kairo morava com a mãe, era separado e não deixa filhos. O corpo do jornalista está sendo velado em uma funerária localizada em Parnaíba, e o sepultamento está previsto para acontecer às 17h, também na cidade.

A sua última postagem no Instagram foi há cinco semanas, quando anunciou um novo patrocinador para a rádio onde trabalhava.

Diretor de TV diz que tratamento afetou coração

Em nota oficial, o diretor de jornalismo da TV Clube, Claudinei Moreira, lamentou a morte do jornalista, informou em nota que o tratamento afetou o coração de Kairo.

"Fez quimioterapia e radioterapia. Em algumas situações precisou ser transferido de Parnaíba para Teresina para ficar em tratamento na unidade de terapia intensiva. Vinha rotineiramente a Teresina para fazer primeiramente as sessões de quimioterapia e depois de radioterapia. Até que a doença foi dada como controlada. Só que esse tratamento afetou o coração do Kairo que começou a hipertrofiar. Além disso, o rim e o pulmão também foram afetados. Em algumas situações ele precisou fazer diálise. Neste ano o câncer voltou e os médicos planejaram uma quimioterapia mais leve, que não afetasse tanto o coração", explicou.

Moreira afirmou que Kairo chegou a fazer duas das três sessões de quimioterapia que estavam previstas. "O coração inchou muito, ficou lento. Era como se aos 24 anos o Kairo tivesse o coração de uma pessoa de 90. Há alguns meses teve o exame positivo para Covid. Mas, já estava curado. Na madrugada de hoje, Kairo faleceu de infarto", disse.

O diretor de jornalismo exaltou a carreira do repórter e prestou condolências à família. "Mostrou histórias do povo, defendeu direitos dos cidadãos e apareceu para o Piauí e para o Brasil em entradas em telejornais da TV Globo. (....) Jovem, talentoso, e com uma energia quem que envolvia toda a equipe que trabalhava com ele. À família do Kairo, a família TV Clube só tem a agradecer pelo convívio curto, mas intenso e de muito aprendizado".