Topo

Claude Troisgros cita diferença entre 'Mestre do Sabor' e 'Masterchef'

Claude Troisgros - Youtube
Claude Troisgros Imagem: Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/09/2020 13h55

Apresentador do reality culinário "Mestre do Sabor", da TV Globo, o chef francês Claude Troisgros comentou durante o "Morning Show", na Jovem Pan, a diferença de formato com o programa concorrente "Masterchef", exibido na Band.

"O 'Mestre do Sabor' foi criado pela equipe do Boninho em conjunto comigo, é um programa 100% brasileiro. O 'Masterchef' é um programa internacional, então já é algo formatado. O [chef] Erick Jacquin é um grande amigo meu, todos que estão lá são amigos", disse.

Apesar da "forte adrenalina" por ser um programa de competição, o chef afirmou que são dois programas diferentes.

"Uma das marcas do 'Mestre do Sabor' e, uma das exigências quando o Boninho me convidou para entrar, é de não fazer algo dramático, pelo contrário, valorizar o produtor, a comida brasileira, o cozinheiro, sem exageros, brigas e sem grosseria", explicou.

Pandemia x retomada

Claude comentou que a pandemia do novo coronavírus fez um "grande estrago" no setor de bares e restaurantes, mas acredita que aos poucos, o movimento será normalizado.

"Estamos falando de uma profissão muito artística. Estamos reabrindo devagar com restrições, mesas separadas, garçons com máscaras, álcool nas mesas, mas o movimento está voltando pouco a pouco", ressaltou.

Devido à crise causada pelo coronavírus, o chef da alta gastronomia disse que foi preciso se reinventar na cozinha para se adequar ao momento.

"Temos que nos renovar, repensar nossa maneira de agir não somente como cozinheiro, mas também como homem de negócios. Obviamente muita gente sofreu com o poder aquisitivo e estamos tentando fazer um atendimento mais em conta, mais barato, usando produtos de alta qualidade, mas com técnicas um pouco menos apuradas [...] Com o tempo, a pandemia acabando e a vacina chegando, vamos retomando e a alta gastronomia estará sempre presente, sempre tem lugar para o alto nível de culinária", finalizou.