Topo

Caetano Veloso resgata foto após prisão na ditadura

Caetano Veloso compartilhou foto colorizada da época de sua prisão na ditadura - Reprodução/Instagram/@caetanoveloso
Caetano Veloso compartilhou foto colorizada da época de sua prisão na ditadura Imagem: Reprodução/Instagram/@caetanoveloso

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2020 13h44Atualizada em 09/10/2020 14h05

Após conseguir resgatar seu registro nos arquivos da ditadura, Caetano Veloso compartilhou a versão colorizada da foto tirada logo após sua prisão, em 1968.

Segundo o post do cantor em seu Instagram, na manhã de hoje, a imagem foi feita logo depois que ele teve seus cabelos cortados pelos militares. Recuperado recentemente pelo historiador Lucas Pedretti, o documento faz parte dos arquivos secretos mantidos pela ditadura militar.

"Colorização de Caetano Veloso preso pela Ditadura Militar. Caetano havia acabado de ter seu cabelo cortado pelos militares. Assista ao clipe oficial de 'Hey Jude'. (Link nos stories)", convidou ainda a publicação, em referência aos 80 anos de John Lennon, comemorados hoje.

Nas hashtags, Caetano lembrou-se de seu documentário "Narciso em Férias", que estreou em setembro na Globoplay, em que ele recordou com detalhes a sua prisão no período.

"Eu não chorava e não tinha nenhuma excitação sexual. Mesmo que eu buscasse, era impossível", revelou ele.

"Narciso em Férias" representou o Brasil no 77º Festival de Veneza, realizado no mês passado. Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, a história foi produzida pela companheira e empresária do cantor, Paula Lavigne.

Preso em 27 de dezembro de 1968, quando foi retirado de sua própria casa, em São Paulo, por agentes do regime militar, Caetano foi levado para uma solitária no Rio de Janeiro e uma semana depois foi transferido para outra cela. A prisão aconteceu 14 dias após o AI-5 ter sido decretado no final daquele ano. Gilberto Gil também foi preso no mesmo dia.