Topo

Gorete Milagres revela assédio, tentativa de estupro e violência doméstica

Gorete Milagres - Reprodução
Gorete Milagres Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2020 20h05

A atriz Gorete Milagres, fez um relato corajoso à revista Claudia. Gorete revela ter sido vítima da violência contra mulher em diversos momentos ao longo da vida. Ela conta ter sofrido uma tentativa de estupro aos 19 anos e agressões domésticas de companheiros, inclusive quando estava à espera de sua filha mais velha.

"Aos 19, virgem, sofri uma tentativa de estupro. Estava com amigas quando começou a chover e saí correndo para casa. No meio do caminho, o namorado de uma delas, que estava com a gente antes, me ofereceu uma carona", conta a atriz, após aceitar a carona e ser atacada, ela precisou pular do carro em movimento para escapar.

"Rezei, abri a porta do carro e pulei. Rolei bastante, depois me levantei e corri, com ele me seguindo. Avistei um ônibus e entrei na frente acenando para o motorista", relata Gorete.

Nascida no interior de Minas, ela contou ter sido agredida fisicamente várias vezes pelos próprios irmãos na adolescência, revelou que o relacionamento do qual teve sua filha mais velha também foi marcado pela violência. "A gota d'água foi quando me bateu grávida. Ele foi embora para o país dele, optando por se ausentar da vida da filha", disse.

Ela ainda contou que as agressões se repetiram com o pai de sua segunda filha. "Dessa vez, a violência chegou às minhas filhas. Uma delas, ele agrediu fisicamente. Eu e a outra aguentávamos enorme crueldade psicológica. Tentamos terapia de família, mas nada adiantou", recordou.

A atriz falou que após o fim deste casamento, teve outros namorados ciumentos, inclusive um com o qual teve medo de ser vítima de femicídio. "Mais madura, fiquei mais seletiva e intolerante. Vou embora ao menor sinal de masculinidade tóxica", afirma.

Além dos episódios com os ex-s a atriz falou ainda que sofreu com o machismo de colegas dentro do ambiente de trabalho e que foi assediada moralmente pelo diretor de uma emissora na qual trabalhou.

"Desenvolvi síndrome do pânico por causa de todos os abusos sofridos na carreira e na vida pessoal. Além de anos de terapia, fiz tratamento com remédio e me curei com força de vontade e no palco", explicou.

"Percebi que só eu era capaz de mudar minha situação. Nada foi melhor do que simplesmente tirar da minha vida esses homens que me faziam mal", completou a atriz que imortalizou a personagem Filó.

Filó - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação