Topo

Vítima de seita sexual diz como foi aliciada por atriz de 'Smallville'

India (à esqueda) e Catherine Oxenberg (à direita) vão contar os detalhes da seita sexual em uma minissérie que vai estrear em novembro - Reprodução / Instagram
India (à esqueda) e Catherine Oxenberg (à direita) vão contar os detalhes da seita sexual em uma minissérie que vai estrear em novembro Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/10/2020 11h15

India, filha da atriz Catherine Oxenberg, contou que, quando participava da seita NXIVM (pronuncia-se nexium), foi obrigada a seduzir o líder da organização, o guru Keith Raniere. A seita era comandada por Keith e tinha como aliciadora a atriz Allison Mack, que interpretou a personagem Chloe Sullivan na série "Smallville", e cujo objetivo era recrutar mulheres para serem escravas sexuais.

"Uma das primeiras ordens de Allison foi seduzir Keith. Na época, eu acreditava que [a seita] era um lugar onde eu poderia lutar contra o medo e a vulnerabilidade. Isso é o que me disseram que era a missão. Eu queria acreditar em Allison", contou India ao site da revista People.

Allison era aliciadora do DOS, um braço mais "exclusivo" da seita — que tinha como fachada um "programa de sucesso para executivos". A recrutadora exigiu que India desse "garantias" para participar da seita, como fotos nuas e compartilhar segredos de família.

Quando não cumpria as várias exigências de Allison dentro da seita, que tinha "sede" em Nova York, nos EUA, India era punida com banhos gelados e restrição de comida. A mulher chegou a contar que foi marcada a ferro com as iniciais de Keith como parte da iniciação na seita sexual.

"Fui coagida e manipulada e acreditei que o que estava fazendo estava me ajudando, quando na verdade estava apenas servindo a Keith", contou India.

Quando India conseguiu se libertar da seita, ela voltou para a casa de sua mãe em Los Angeles. Para Catherine, ter a filha de volta em casa e agora segura foi emocionante.

"Havia tantas emoções. Eu tinha uma equipe de recuperação inteira pronta para ela assim que ela deu os primeiros passos em frente", contou Catherine.

Keith foi considerado culpado por tráfico sexual e extorsão, ele está preso e aguarda o julgamento marcado para 27 de outubro — caso condenado, o guru pode pegar prisão perpétua. Já Allison foi presa em 2018 e, em 2019, se declarou culpada por conspiração, extorsão e trabalho forçado e está em prisão domiciliar.

Série

Agora, India e sua mãe participarão da minissérie "Seduced: Inside the NXIVM Cult", do canal de TV e rede de streaming Starz, que visa contar os detalhes da seita sexual. Em agosto, a seita já havia ganhado a série documental "The Vow", na HBO.

A minissérie documental será dividida em quatro partes e estará disponível no Brasil a partir do dia 15 de novembro. A trama foi dirigida por Cecilia Peck e Inbal B. Lessner.

Confira o trailer da série (com legenda em português):