Topo

Taís critica 'excesso de nudez' em 'Xica da Silva', mas tem orgulho da obra

Taís Araújo comentou sobre "Xica da Silva" - Reprodução/vídeo
Taís Araújo comentou sobre 'Xica da Silva' Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/10/2020 07h59

Taís Araújo relembrou de quando tinha apenas 17 anos e estrelou Xica da Silva. A atriz, atualmente com 41 anos, comentou sobre a obra, exibida originalmente há 24 anos, durante uma live transmitida por um perfil do dedicado à obra.

A esposa de Lázaro Ramos aproveitou a situação e reavaliou sua opinião sobre as cenas de nudez da novela.

"Eu acho que não deletaria [as cenas de nudez]. Eu faria as mesmas cenas sem a exposição dos corpos das mulheres. E elas teriam a mesma força, entendeu? A exposição é que é desnecessária. Eu conversaria com todas as atrizes e falaria: "Até onde você pode ir?", "Até onde você quer ir", "E aqui acho que não tem necessidade de mostrar esse peito, de mostrar essa bunda... " E assim a gente vai fazendo a cena", disse em uma conversa com Tiago Leonardo, dono do perfil Novela Xica da Silva HD, em homenagem à obra da TV Manchete.

Taís comentou que a história pode ser contada sem a necessidade de expor: "Para falar de uma mulher sexy, você não precisa deixar ela pelada, desconfortável. Porque, na verdade, você não está mostrando essa mulher sexy. Você está causando no outro que está vendo outros sentimentos que não dizem respeito a essa mulher, dizem respeito a quem está vendo".

A atriz, que interpreta a advogada Vitória em Amor de mãe, ressaltou que a nudez precisa ser revista em algumas ocasiões. "O caso é que nessa época e em outras épocas o corpo da mulher sempre foi usado para ficar exposto, para subir o Ibope, para deixar a mulher exposta e constrangida. Ela foi usada a serviço do outro, um corpo usado a serviço do outro. Isso é muito cruel", disse.

Ao responder um fã, ela comentou que mesmo assim se orgulha e tem um carinho pela novela. "Eu guardo dentro do meu coração todos os momentos e todas as pessoas que passaram pela minha vida. Todas elas (...) E é a personagem da minha vida. Ela é transformadora", ressaltou.