Topo

Nivea Stelmann sobre dificuldade para lidar com fama: 'Queria sumir'

Morando há 1 ano nos EUA, Nivea disse buscar reclusão após dificuldade com vida pública - Instagram/Reprodução
Morando há 1 ano nos EUA, Nivea disse buscar reclusão após dificuldade com vida pública Imagem: Instagram/Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/10/2020 14h06Atualizada em 26/10/2020 14h06

Aos 46 anos, Nivea Stelmann está longe da TV desde uma curta participação na novela "Verão 90" no início de 2019. Em outubro do mesmo ano, ela se mudou com os filhos e o marido para Orlando, nos Estados Unidos.

Segundo a atriz, a mudança não foi causada pela falta de oportunidades e sim por uma nova direção em seus planos para o futuro, na busca por uma vida mais reclusa no exterior. Em uma live no Instagram, ela contou que com a chegada da maturidade passou a ter dificuldades com a fama, recorrendo a terapia para lidar com sua vontade de "sumir da vida pública".

"Era uma angústia. (...) Quando eu comecei a fazer terapia, eu queria sumir do Instagram, queria sumir da vida pública. Falei: 'Vou encerrar minha conta! Não quero mais as pessoas se metendo na minha vida! Não quero as pessoas me analisando, me julgando! Eu não vivo disso. Não preciso. Não quero'. E (a terapeuta) me disse: 'Vamos pegar o que tem de bom em ser uma pessoa pública'", lembrou Nivea em uma live com a psicóloga Celi Naname.

No ar na reprise de Chocolate com Pimenta no Canal Viva, a atriz disse que o processo terapêutico a ajudou a perceber que sempre seria parcialmente famosa, mesmo com sua mudança para outro país.

"Eu vou ser para sempre, né? As pessoas vão acabar esquecendo em alguma hora, mas a gente fica muito tempo, né? Pego o exemplo da Bruna Lombardi também mora aqui nos Estados Unidos e está há 30 ou 40 anos... E ela abandonou as novelas completamente e escolheu a vida que escolhi viver. E ela continua sendo a Bruna Lombardi", argumentou.

Mas apesar de ter aceitado melhor sua vida como pessoa pública, Nivea reafirmou que prefere sua rotina atual, longe das telinhas.

"Eu escolhi a coisa da reclusão, mas não preciso estar reclusa total. Eu só não estou mais nesse caminho (de viver sempre nos holofotes), mas eu tenho muito orgulho do que passou. Inclusive, vejo as minhas novelas todos os dias. Fico vendo minhas reprises e postando", contou.

Nivea ainda disse que pretende continuar próxima ao público em suas redes sociais, onde pode dominar o conteúdo que compartilha, investindo em postagens sobre sua trajetória artística e seus hábitos saudáveis.

"Hoje em dia todo mundo tem seu jornal, sua TV, seu rádio, sua comunicação. Inclusive, quando acontece uma coisa muito ruim na nossa vida, que sai fora da curva, a gente pode vir aqui e falar. Isso é muito bom. Eu consegui mais segurança com a terapia", disse ela ao debater suas mudanças com Celi Naname.

"O mundo não está pronto para te dar só coisas boas. Tem muita gente para te bater, para te criticar, julgar... E você não precisa ser famosa nem conhecida para isso. Sempre vai ter alguém para falar da sua vida, para te julgar, onde você esteja. (...) E se você for uma pessoa como eu no caso fui e ainda sou, exposta, aí fica muito mais difícil para você tomar as rédeas quando não sabe o que fazer, quando não tem a segurança", refletiu.

Assista a live completa no player abaixo: