Topo

Ana Maria Braga exaltou sintonia com Tom e "amor de mãe" por Louro José

Do UOL, em São Paulo

01/11/2020 18h31Atualizada em 01/11/2020 19h13

Na pele do Louro José, Tom Veiga foi o fiel companheiro de Ana Maria Braga por mais de duas décadas. E a apresentadora nunca perdia a oportunidade de exaltar o trabalho de seu amigo e colega, que morreu hoje.

Logo no começo do ano, Ana se declarou ao Louro:

Tenho o Louro José como meu terceiro filho. É amor de mãe o que sinto por ele. E a falta que ele me faz quando saio de férias ou quando, por algum motivo, gravo sem ele? Só ele sabe como ele é importante pra mim! Amo você, meu Louro José!

No ano passado, Ana Maria também aproveitou para exaltar a sintonia que tinha com Tom.

Nunca briguei com o Tom, inclusive. Acho que que é o mais importante. Ele é um excelente artista, é uma pessoa magnífica, convivo com ele muito bem

"A gente tem uma sintonia no olhar — olhar do Louro mesmo", continuou. "O Louro é uma figura a parte, é uma entidade. O Tom é uma pessoa completamente diferente do Louro. Essa sintonia existe sem texto, sem coisa nenhuma. A gente adora rir, a gente adora se falar. Na vida do dia a dia, é a mesma coisa."

A criação do Louro

Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record, e queria um mascote que chamasse também a atenção das crianças, conforme contou em depoimento ao site Memória Globo.

Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: 'Vamos pôr o Louro.'

Tom Veiga interpretou o Louro desde o começo. Ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote" e, um dia, pegou o fantoche para brincar com seus colegas. Ana Maria Braga viu, gostou e pediu que ele fizesse o ao vivo no dia seguinte.

Deu certo, e o Louro se tornou um companheiro inseparável de Ana Maria.