Topo

Fantástico presta homenagem a Tom Veiga e faz surpresa com 'cavalinhos'

Tadeu Schmidt e Poliana Abritta anunciam no "Fantástico" a cobertura da morte de Tom Veiga - Reprodução
Tadeu Schmidt e Poliana Abritta anunciam no "Fantástico" a cobertura da morte de Tom Veiga Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/11/2020 20h23Atualizada em 01/11/2020 23h27

O programa "Fantástico", da Globo, prestou homenagem ao ator Tom Veiga, o Louro José, encontrado morto em sua casa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Ao UOL, a 16ª DP (Barra da Tijuca) informou que o caso está sendo investigado.

"O Brasil perdeu hoje Tom Veiga, artista que dava vida a um dos personagens mais divertido, o inesquecível Louro José, por duas décadas o papagaio mais famoso do país", narrou Poliana Abritta. "É um domingo de luto para todos nós", completou, em seguida.

Famosos, como o cantor Luciano, da dupla com Zezé di Camargo, gravaram depoimentos em homenagem ao artista.

Homenagem dos cavalinhos do futebol

Em outro momento do programa, Tadeu diz: "Hoje os cavalinhos não fizeram aquela bagunça que eles fazem sempre. Hoje os cavalinhos só querem fazer uma homenagem ao seu grande ídolo."

Os atores Renato Spinelli e Quiá Rodrigues, que interpretam dois dos personagens dos cavalinhos do futebol do Fantástico, apareceram em frente às câmeras para falar sobre Tom Veiga.

"O Louro José era uma referência para todos nós que trabalhamos com animação de bonecos. O Tom era um grande parceiro de profissão, sempre muito generoso com a gente", disse Spinelli.

"Os cavalinhos e o louro tinham identificação muito grande, que era o humor e a arte do improviso. Sempre que a gente encontrava o Tom, era com muita alegria, com muita admiração. O Tom tinha aquilo que é essencial quando se dá vida a um boneco: a entrega incondicional ao personagem", disse Rodrigues. "É, Tom, você deixou uma marca muito forte. [Muda voz para a do cavalinho] Aê, obrigado, Louro José, meu brother!".

"É, valeu, mano. É o teu 'Curintia' aqui, mano", completou Spinelli.

Personagem foi criado em 1996

Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record, e queria um mascote que chamasse também a atenção das crianças.

Tom Veiga interpretou o Louro desde o começo. Ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote" e, um dia, pegou o fantoche para brincar com seus colegas. Ana Maria Braga viu, gostou e pediu que ele fizesse o ao vivo no dia seguinte. Deu certo, e o Louro se tornou um companheiro inseparável de Ana Maria.