Topo

Morre Tom Veiga: Ana Maria cita "fragilidade da vida" e se diz "sem chão"

Do UOL, em São Paulo

01/11/2020 19h21

A apresentadora Ana Maria Braga se manifestou pela primeira vez após a morte do ator Tom Veiga, o Louro José, encontrado morto hoje em sua casa na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

"Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração", escreveu ela em seu perfil no Instagram. (Veja o post abaixo)

Ao UOL, a 16ªDP (Barra da Tijuca) informou que o caso está sendo investigado. A perícia de local foi acionada. Diligências estão em andamento.

Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record, e queria um mascote que chamasse também a atenção das crianças, conforme contou em depoimento ao site Memória Globo.

Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: 'Vamos pôr o Louro.

Tom Veiga interpretou o Louro desde o começo. Ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote" e, um dia, pegou o fantoche para brincar com seus colegas. Ana Maria Braga viu, gostou e pediu que ele fizesse o ao vivo no dia seguinte.

Deu certo, e o Louro se tornou um companheiro inseparável de Ana Maria.

Em 2013, quando Ana Maria foi atropelada ao vivo por um carro guiado por um sistema de inteligência durante transmissão do programa "Mais Você", o Louro José foi obrigado a assumir a apresentação do matinal.

Parceria de mais de duas décadas

Entre Record e Globo, Tom Veiga trabalhava há mais de 20 anos com Ana Maria. Em agosto do ano passado, a apresentadora celebrou a parceria de duas décadas com o amigo e disse, na ocasião, que os dois nunca haviam brigado.

"Ela é muito natural. A gente olha com muita naturalidade a Ana conversando com um papagaio o tempo inteiro. É impressionante como você conseguiu vender essa história e a gente comprou integralmente — ele é seu parceiro", afirmou.

Em março, Ana Maria Braga fez uma surpresa no aniversário de Veiga e declarou o seu amor pelo colega.

"Parabéns pro meu filhote mais lindo, Louro José, que está fazendo aniversário hoje. Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas", disse ela.

"É verdade! Caramba, você que é minha. Se eu esquecer do seu aniversário, não liga, não, porque eu tinha esquecido do meu", brincou Veiga, na ocasião.

Famosos prestam solidariedade

No post de Ana Maria sobre a morte de Tom, dezenas de famosos manifestaram seus sentimentos pela perda do fiel escudeiro da apresentadora.

"Meus mais profundos sentimentos Ana querida", escreveu Eliana.

"Ana querida, meus sentimentos! Pelo pouco que conheci Tom deu pra sentir a pessoa especial que ele era! Muito amoroso e alegre! A vida realmente tem seus mistérios e nos cabe respeitar! Vamos emanar luz para a evolução dele! Muito amor para toda a família!", desejou a atriz Juliana Paiva.

"Ana. Força pra todos. Muito triste", lamentou Giovanna Antonelli.

"Que Deus conforte seu coração, Ana. Muita força", comentou a jornalista Mari Palma.

"Ana que tristeza. Me juntando em orações com você. Muita força", escreveu Luan Santana.

"Muito triste Ana. Muito", fez coro o apresentador Serginho Groisman.