Topo

Yá, namorada de Lipe Ribeiro revela: 'Não gostaria de jantar com Biel'

A Fazenda 2020: Yá Burihan, namorada de Lipe Ribeiro, analisa participação do empresário no reality - Reprodução/Instagram
A Fazenda 2020: Yá Burihan, namorada de Lipe Ribeiro, analisa participação do empresário no reality Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/11/2020 11h11

Desde que entrou em "A Fazenda 2020" (RecordTV), Lipe Ribeiro tem se mostrado completamente diferente do pegador que participou de duas temporadas do reality "De Férias com o Ex" (MTV Brasil).

Porém, se teve algo de bom que aconteceu no antigo programa, foi conhecer Yá Burihan, com quem namora entre idas e vindas desde que se conheceram em 2018.

Em entrevista ao UOL, a empresária e dona de uma marca de roupas, contou sobre como o confinamento do namorado tem afetado sua rotina e fez sua análise do reality.

"Fiquei sabendo do reality por volta de maio, junho. Quando ligaram para ele, estávamos em casa, e ele me contou na hora", recorda. Quando "A Fazenda 12" começou, Yá postou apoio e aconselhou o amado a ser ele mesmo.

Conhecendo o jeito explosivo e sincero de Lipe, ela confessa que estava ansiosa para que o público conseguisse ver como ele mudou.

Eu apoiei ele desde o começo. Eu sempre quis que as pessoas vissem a evolução que ele estava passando. Fiquei tensa e ansiosa, mas acima de tudo apoiando ele sempre em cada decisão."

Como ex-participante de reality, ela afirma que a preocupação que tem com ele tão exposto é a de que ele seja mal-interpretado. "Minha maior preocupação era que ele falasse algumas besteiras e que as pessoas tratassem ele mal por conta da 'fama' que ele tinha do outro reality. O Lipe é muito espontâneo", ri.

Para ela, uma das melhores semanas foi quando Lipe teve de cuidar das galinhas. "Foi hilária! Eu acordei cedo para acompanhar todos os dias! Temos várias histórias com aves. O Lipe tem pavor de verdade!", garante.

No início do programa, o peão estava bem calado e se mantendo na dele. Algumas pessoas chegaram a cogitar que ele seria uma 'planta' no programa. "Não tinha esse medo. Ele sabia que tinha riscos de sair nas primeiras roças por não ter muito tempo na casa para mostrar quem ele é de verdade. Mas eu sempre soube que planta ele não seria, quando ele precisasse, iria se posicionar", afirma.

A amizade com Lucas Maciel ajudou o empresário a se posicionar. "Acho que ele é o mais emocional, e o Lucas racional", analisa Yá, que também é amiga do youtuber.

Roça anulada

Envolvida com seus próprios projetos, marca de roupa e compromissos como digital influencer, Yá foi surpreendida na semana passada por Lipe estar na roça. Ela estava em uma viagem ao México e, na volta ao Brasil, perdeu o sono para votar pela permanência e liderar diversos mutirões.

No entanto, depois de um erro na contagem da prova do fazendeiro, a votação foi anulada, causando revolta.

"Eu estava no voo voltando de Cancún quando a roça foi aberta. Então, assim que pousei no Brasil e vi que ele estava na roça, já comecei a votar muito. Apesar de saber que existiam muitas chances de ele ficar, sempre bate aquele medo, né?", conta.

Em seu Twitter, ela desabafou sobre o cancelamento da votação.

"Fiquei mais indignada pela torcida do Lipe que estava votando sem parar há horas. Achei falta de respeito a suspensão, mas entendi o lado da produção", reflete.

"Acho que todo programa corre o risco de falhas. Talvez a Record não tinha noção do quanto essa 'Fazenda' seria comentada, não tinham noção do sucesso que seria.., Mas acho que eles têm tomado todas as decisões corretas", elogia.

Liderando diversos mutirões, ela conta que já tinha tudo planejado antes mesmo do confinamento. "Temos isso alinhado desde antes dele ir", diz. O planejamento deu resultado, e ele foi o mais votado a permanecer na casa em roça com Tays Reis e Victória Villarim, em uma votação que durou menos de uma hora.

Prova do fazendeiro fez Mion chorar

Considerado o 'boy lixo' desta edição, Lipe provou amadurecimento e amizade durante a última prova do fazendeiro, em que abriu mão da chance do título para que Jakelyne Oliveira continuasse como fazendeira da casa.

Marcos Mion, apresentador de "A Fazenda 12", parabenizou o peão por sua atitude, chorou no programa ao vivo e usou as redes sociais para exaltar a humildade do peão.

"O Lipe, além de ser muito amigo, é muito coração! Apesar de 'A Fazenda' ser um jogo e valer R$ 1.5 milhão, o Lipe não faz nada que passe por cima dos outros e que tiraria a paz dele", afirma Yá.

Para ela, esse foi um dos momentos em que mais sentiu orgulho do namorado. "Ele conseguiu mostrar pro Brasil inteiro o coração gigante que ele tem."

Dois milhões de seguidores

Nesta semana, ela alcançou 2 milhões de seguidores no Instagram, mesma quantidade do namorado.

A exposição de Lipe no reality respingou na empresária. "Impactou 100%. Estou cuidando de quase tudo da vida dele, desde a reforma do apartamento novo dele até as redes sociais. Além de ficar 24 horas ligada no Playplus né?", ri. "Mas estou muito feliz e com muita saudade."

No entanto, o impacto também pode ser negativo. Por exemplo, quando Luiza Ambiel chegou a insinuar que o peão e Jakelyne Oliveira tinham se beijado.

Será que houve um aproveitamento da imagem que ele tinha há anos atrás para tentar permanecer no jogo? "Com certeza. Ela já havia chamado ele antes de 'boy lixo' e sabia que esse era o ponto fraco dele. E também saberia que causando isso poderia prejudicar ele no programa", avalia Yá.

Em suas redes sociais, ela debochou das acusações de Luiza.

Para Yá, Mariano, Jake, Jojo, Lidi, Mateus, Tays, Raissa e Lucas serão amizades que Lipe levará para fora da casa e com as quais ela também quer se relacionar.

Stéfani, que participou do reality "De Férias com o Ex - Celebs" (MTV Brasil) ao lado de Lipe e Yá, protagonizou tretas com o peão no antigo programa, mas está na lista de amizades que vão permanecer depois do confinamento. "Eu fico muito feliz de ver os dois maduros e buscando uma evolução juntos. Eles sabem os pontos fracos um do outro, sabem o clima ruim que ficaria caso ficassem brigando o tempo todo e acho muito sensato da parte dos dois dar uma nova chance para essa amizade", elogia Yá.

Exposição do relacionamento

Acostumada com a exposição do namoro pelo fato de terem participado do outro reality, Yá afirma que até o momento não pensa em puxar a orelha do namorado. "Até os erros fazem parte da participação. Ninguém é perfeito, né?", diz entre gargalhadas.

Lipe nomeou uma ovelha como Yá, porque ela gosta de carinho, e desabafou em diversos momentos sobre o namoro, mencionando a tatuagem que fez para a namorada e a dificuldade que enfrentou quando ela sofreu um aborto espontâneo. Em conversa com Lucas Maciel, ele afirmou que está na melhor fase de sua vida por estar com ela.

O Lipe não é romântico, porém é muito carinhoso, e sei do amor que sente por mim. Nossa é história mudou as nossas vidas, é impossível um esquecer do outro".

Mesmo com saudade, a empresária afirma que entende a escolha do namorado ter ido para o confinamento e garante que vai além do prêmio em dinheiro. "Ele quer mostrar para as pessoas a maturidade que ele conquistou nos últimos meses. Ele foi muito julgado no passado e sabe que não é mais assim", diz.

Team Jojo Todynho

A amizade entre Jojo Todynho e Lipe tem sido motivo de grandes risadas no reality.

Yá se diz ansiosa por ver como as coisas serão fora da casa. "Confesso que esperava essa amizade tão forte entre os dois, eu estou amando. A energia deles é muito boa e a aproximação deles foi muito natural, sei que vão ser grandes amigos aqui fora. Achei lindo ela chorando, preocupada com a roça dele essa semana, me emocionei", confessa.

No entanto, de todos os peões, um deles não é muito querido por Yá e não seria convidado para um happy hour. "Acho que ele não vai chamar, mas eu não gostaria de jantar com o Biel", afirma.

Recadinhos

A passagem do carro de som na área externa movimentou o jogo. Yá analisa que a trapaça quebrou um pouco a dinâmica do reality.

Não quero incentivar ninguém da torcida do Lipe a mandar carro de som porque ele está confinado sem nenhuma informação do mundo externo e essa é a graça do reality né?"

No entanto, afirma que, se pudesse, mandaria uma mensagem ao namorado. "Única coisa que eu diria é que eu o amo muito e que estou lutando muito", ri, em referência a frase que Lipe sempre fala dentro da casa: "A Yá que lute".