Topo

Kourtney Kardashian publica teoria sobre uso de máscaras e irrita fãs

Kourtney Kardashian  - Reprodução/Instagram
Kourtney Kardashian Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2020 10h10

Kourtney Kardashian publicou uma teoria da conspiração no Instagram em que diz que as máscaras cirúrgicas azuis para conter a disseminação de Covid-19 podem causar câncer. "Feitas de PTFE, um carcinógeno feito de flúor sintético", informou.

"De acordo com o Cancer.Org, aumenta o risco de tumores no fígado, testículo, pâncreas, rim e mama + colite ulcerativa, doença da tireóide, pré-eclâmpsia e colesterol alto. A alta exposição pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e hemorragia nos pulmões, levando à asfixia", dizia o post compartilhado por Kourtney.

A notícia não agradou nada os seguidores da socialite, que recentemente participou da comemoração de 40 anos de Kim Kardashian. Nas redes sociais, os fãs criticaram sua postura. "Uma coisa é uma pessoa aleatória nas redes sociais alegar que máscaras causam câncer... @kourtneykardash é outra. Fazendo isso em seu Instagram Stories para > 100 milhões de seguidores. TOTALMENTE INACEITÁVEL."

"A coisa mais assustadora que aconteceu no Halloween deste ano foi Kourtney Kardashian compartilhar este post totalmente ridículo sobre máscaras azuis sem nenhuma evidência médica ou prova, é apenas uma captura de tela aleatória. Profissionais médicos em todo o mundo usam, mas esta imagem significa que é verdade...", escreveu outra internauta.

De acordo com o The New York Post, a American Cancer Society, listada como a fonte das revelações, negou o comunicado. "Não há evidências para apoiar a alegação de que a presença de PTFE em uma máscara causa câncer", disse o Dr. William Cance, diretor médico e científico da ACS, ao The Post.

"Como um oncologista cirúrgico, eu, junto com milhares de colegas da área de saúde, uso máscaras há anos para proteger os pacientes da propagação de infecções", acrescentou Cance.