Topo

Baile de Favela: MC João embala festa de apoiadores de Biden nos EUA

"Baile de Favela" toca em comemoração de apoiadores de Biden nos EUA - Reprodução/Twitter
'Baile de Favela' toca em comemoração de apoiadores de Biden nos EUA Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 17h38

Apoiadores do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, foram às ruas para comemorar a virada na apuração dos votos das eleições dos Estados Unidos. Na Pensilvânia, eleitores celebraram ao som de "Baile de Favela", música de sucesso do MC João.

De acordo com a publicação, massivamente compartilhada no Twitter, o vídeo teria sido gravado na cidade da Filadélfia — para onde os olhares se voltaram nos últimos dias em decorrência da demora da contagem de votos enviados por correi, a maior cidade da Pensilvânia.

Foi com os votos vindos do município que Joe Biden ultrapassou o republicano Donald Trump.

A autoria do vídeo é de Heloisa Villella, jornalista correspondente da CNN Brasil nos Estados Unidos.

Como está a eleição nos EUA?

Com cinco estados ainda em aberto (Pensilvânia, Geórgia, Arizona, Nevada e Alaska), Joe Biden está com total de 253 delegados contra 214 de Donald Trump.

O ex-vice-presidente da gestão Obama está a frente em quatro estados desses estados (Pensilvânia, Geórgia, Arizona, e Nevada), depois de viradas embaladas pela leitura de votos enviados pelo correio. Trump segue a frente no Alaska.

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

As autoridades da Geórgia informaram hoje que procederão a uma recontagem dos votos das eleições americanas. A legislação estadual da Geórgia prevê que, caso a diferença entre os candidatos seja menor do que 0,5 ponto percentual, é possível pedir a recontagem.

Sobre a Pensilvânia, o presidente americano Donald Trump criticou hoje as autoridades eleitorais da Filadélfia após uma virada do seu rival Joe Biden na apuração dos votos para a eleição presidencial. Trump colocou em xeque a integridade eleitoral da região, que pertence ao Condado da Filadélfia, o mais populoso da Pensilvânia.

"A Filadélfia tem um histórico podre de integridade eleitoral", acusou Trump no Twitter, em mais uma das muitas ofensivas que o presidente tem feito questionando a contagem dos votos em alguns estados, que já dura três dias desde a eleição presencial realizada na terça-feira (3).

Eleições americanas: EUA escolhem entre Biden e Trump sob tensão