Topo

Constantino convoca 'boicote' ao Outback por retirada de anúncios

Rodrigo Constantino pediu boicote ao Outback - Instagram/Reprodução
Rodrigo Constantino pediu boicote ao Outback Imagem: Instagram/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/11/2020 13h28Atualizada em 09/11/2020 11h36

Rodrigo Constantino e o Outback esquentaram a temperatura do Twitter e viraram um dos assuntos mais falados hoje, por uma campanha de boicote do colunista contra a rede de restaurantes. Tudo começou devido à retirada de anúncios do Outback do site Gazeta do Povo, que decidiu manter Constantino em seu quadro, mesmo ele tendo sido afastado de cinco veículos ao relativizar casos de abuso sexual - polêmica levantada pelo caso Mari Ferrer nesta semana.

O Outback anunciou a retirada de seus anúncios em resposta a um post do Sleeping Giants, perfil no Twitter que se declara contra a disseminação de fake news e alerta veículos de mídia para anúncios de veículos que publicam informações falsas.

"Oi, @slpng_giants_pt! Nós do Outback também repudiamos qualquer discurso de violência e desrespeito. Agradecemos pela mensagem e informamos que já notificamos o veículo sobre o encerramento da parceria. Em menos de 24h todos os anúncios estarão fora do ar", escreveu a rede.

Os tuítes irritaram Constantino, que fez então uma convocação de boicote à empresa.

"Os 'gigantes fascistas' intimidaram o Outback e a cadeia de restaurantes cedeu, retirou anúncio da Gazeta? Ok, então eu NUNCA MAIS COMO NO OUTBACK, é boicote. Vamos ver se vai ser interessante essa guerra. Quem ceder aos FASCISTAS terão o troco do PÚBLICO em geral. Resistam!", postou o comentarista.

Em nota enviada ao UOL, a Bloomin' Brands, detentora da marca Outback Steakhouse, reiterou que seus princípios são "claros e direcionam sempre para o respeito".

"Respeito à vida e às pessoas. A marca esclarece e reforça que não assume nenhuma posição política, fato refletido nos seus 23 anos de atuação no Brasil e na relação com seus consumidores, colaboradores e parceiros. A companhia continua trabalhando para investir, expandir, gerar empregos diretos e indiretos, e acima de tudo para atender seus clientes com excelência", acrescentou.

Afastamentos

O primeiro veículo a afastar Constantino por suas declarações sobre Mari Ferrer foi a Jovem Pan. Em seguida, a Record confirmou o mesmo destino - ele escrevia no site R7 e fazia comentários na Record News.

Após o anúncio feito pela RecordTV, a Rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo, que pertencem ao grupo Record, também rescindiram contrato com Constantino. Na noite de ontem, o Grupo Editorial Record seguiu o mesmo caminho. Assim, entre quarta (4) e ontem, o comentarista foi desligado de cinco trabalhos por conta destas declarações ofensivas relativizando a violência contra mulheres.

A decisão foi consequência das declarações de Constantino sobre o caso da jovem Mariana Ferrer, que acusou um empresário de estupro em uma casa noturna de Jurerê Internacional (SC). Em uma transmissão ao vivo, Constantino afirmou que, se sua filha sofresse um abuso em condições semelhantes, ele não denunciaria o homem e a deixaria de castigo.

Gazeta o mantém, mas irrita redação

Segundo apurou o UOL, a decisão de manter Constantino na Gazeta do Povo foi informada na manhã de ontem aos funcionários do jornal que se sentiram "frustrados, envergonhados e revoltados" com a postura. Na conversa, os chefes disseram que passarão a observar mais o comportamento de Constantino nas redes. O veículo se pronunciou em comunicado.

"Rodrigo Constantino explica de forma mais clara e objetiva o que quis e o que não quis dizer. Isso não nos impede de considerar que suas manifestações iniciais foram inoportunas e infelizes, intempestivas e formuladas com imprecisão, dando margem a dúvidas que precisaram ser esclarecidas. É compreensível, portanto, parte do desconforto e constrangimento que despertou em muitas pessoas", afirmou o comunicado do jornal.

"Ainda que não concordemos com a forma de muitos dos seus posicionamentos e com muitas das suas opiniões, continuamos acreditando na importância da diversidade de ideias e na importância do diálogo para a construção de uma sociedade melhor e de uma democracia cada vez mais madura, razão pela qual, após várias ponderações e análises, decidimos pela manutenção de Rodrigo Constantino em nosso quadro de colunistas", concluiu a nota.