Topo

Música e beijo de Rafael Vanucci marcam último adeus a Vanusa

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/11/2020 16h10

O corpo de Vanusa foi enterrado hoje por volta das 15h50 no Cemitério de Congonhas, em São Paulo. A cantora morreu ontem de insuficiência respiratória na casa de repouso onde vivia em Santos.

A despedida foi marcada pelo carinho dos fãs com os familiares de Vanusa, como os três filhos — Rafael Vanucci, Amanda e Aretha.

Aretha puxou músicas nesta última homenagem à artista, como "Manhãs de Setembro". O caixão foi aberto e Rafael se despediu da mãe com um beijo.

A dor da partida é muito grande", disse Vanucci logo após o enterro de Vanusa. "É um dia muito difícil, mas minha mãe cumpriu o papel dela e deixou um legado muito grande. Uma mulher que nunca se ausentou de suas responsabilidades", declarou.

Ao final da cerimônia, Vanusa recebeu uma salva de palmas. No mesmo cemitério estão enterrados personalidades como Roberto Leal, Angela Maria e Cauby Peixoto.

A cabeleireira Cecilia Bazanini era fã de Vanusa e, ao UOL, disse que chegou a cortar o cabelo da cantora em um salão que tinha no Brooklyn. Ela foi ao cemitério para fazer a sua despedida.

"Muito humilde, simples. Ela era maravilhosa. Eu fazia os cabelos de todos artistas que você pode imaginar. Eu fiquei muito triste porque perdi um filho e enterrei ele aqui. O nome dele é Johnny Douglas", afirmou a cabeleireira, que atualmente tem um salão em Alphaville.

Fãs e familiares se emocionam no enterro de Vanusa - Felipe Ribeiro/UOL - Felipe Ribeiro/UOL
Cecília, fã de Vanusa, chegou a atender a cantora em seu salão
Imagem: Felipe Ribeiro/UOL

Velório

O corpo da cantora Vanusa chegou ao velório por volta das 07h45 da manhã de hoje na Funeral Arce, no bairro do Morumbi. Os três filhos da cantora, Aretha, Amanda e Rafael, acompanharam a cerimônia que ocorreu de forma restrita, com protocolos de saúde e distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus.

Amiga de Rafael, a assessora Esther Rocha viu na morte de Vanusa um momento de descanso para a artista. "Pelo histórico dela, o sofrimento dos filhos, nada melhor do que agradecer a Deus porque ela parou de sofrer", disse ao UOL.

Familiares e amigos se despedem de Vanusa em SP

Morte de Vanusa

Vanusa morreu ontem aos 73 anos de idade na casa de repouso onde morava há mais de dois anos, em Santos, litoral paulista.

De acordo com os parentes, ela sofreu uma insuficiência respiratória durante a madrugada e não resistiu.

Ela teve depressão e a problemas causados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, de acordo com a família, o que levou a debilitação da sua saúde.

Um dos seus três filhos, Rafael Vannucci, diz que ela sofria também com um estágio avançado de uma demência semelhante ao mal de Alzheimer.

Vanusa chegou a ficar 32 dias internada recentemente por conta de uma pneumonia. Havia deixado o Complexo Hospitalar dos Estivadores há cerca de um mês.