Topo

Rafael chora no velório da mãe, Vanusa: 'Só conhecem por ter errado o hino'

Rafael Vannucci pede para jovens lembrarem de Vanusa pela carreira e não por erro - Colaboração para o UOL, em Santos
Rafael Vannucci pede para jovens lembrarem de Vanusa pela carreira e não por erro Imagem: Colaboração para o UOL, em Santos

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/11/2020 10h02Atualizada em 09/11/2020 13h06

Rafael Vanucci se emocionou ao falar sobre a mãe no velório da cantora Vanusa no Morumbi, zona sul de São Paulo. Ele estava acompanhado das irmãs, Aretha e Amanda.

Ele lembrou o episódio em que Vanusa errou ao cantar o Hino Nacional em uma cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2009. Rafael fez um apelo ao público mais jovem.

"Muita gente conhece a Vanusa só por ter errado o hino nacional. Peço por favor para que você entre na internet e veja uma música chamada 'Mudanças'. Essa música vai mudar a sua vida, como mudou a daminha mãe todas as vezes que ela cantou essa música", disse.

Em 2015, Vanusa afirmou que o episódio do Hino Nacional "foi a gota" para desencadear uma depressão e ser internada em uma clínica de repouso.

Carinho e carreira

Durante o velório que começou por volta das 7h45, restrito para a família e amigos em razão da pandemia de coronavírus, Rafael agradeceu o apoio que eles estão recebendo.

"É um amor que não vou esquecer nunca mais", afirmou.

Rafael ainda apontou a mãe como pioneira em tratar temas e se posicionar.

"Ela transcendeu a música numa época em que ninguém falava de outras coisas. Não podia falar de racismo, feminismo, de amor. Foi a primeira cantora a colocar barriga de fora, a primeira a gravar uma música falando de Deus, contra as drogas. Ela falou de Chico Xavier quando ninguém o conhecia. Ela foi a voz da abertura Fantástico", completou.

Na ocasião, Rafael agradeceu o músico Zeca Baleiro pelo apoio oferecido à mãe nos últimos anos de vida dela. "Acreditou na minha mãe, mesmo depois de ela estar doente, e é um dos maiores poetas desse Brasil. Tenho uma gratidão eterna por ele", disse.

Segundo a assessoria, o enterro será hoje às 16h, no Cemitério de Congonhas.