Topo

Cineasta Cadu Barcellos, que trabalhava no 'Greg News', é morto no Rio

Cineasta Cadu Barcellos, que trabalhava no "Greg News", é morto no Rio - Reprodução/Instagram
Cineasta Cadu Barcellos, que trabalhava no 'Greg News', é morto no Rio Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

11/11/2020 08h27Atualizada em 11/11/2020 12h20

O Cineasta Cadu Barcellos, de 34 anos, morreu na madrugada de ontem, após ser esfaqueado na Avenida Presidente Vargas, na altura da Uruguaiana, no centro do Rio. Ele foi encontrado caído no chão por policiais do Batalhão da Praça da Harmonia que foram acionados para o local devido a uma ocorrência.

Cadu Barcellos era assistente de direção no programa "Greg News", comandado por Gregório Duvivier, na HBO, e foi diretor e roteirista da série "Mais x favela" (2011), do canal a cabo Multishow, e um dos diretores e roteiristas do documentário "5x Pacificação" (2012).

Cadu havia saído da Pedra do Sal - reduto do samba no Rio -, de carona em um carro de aplicativo e desembarcou no Centro, onde foi rendido, próximo a uma estação de metrô.

Um amigo do cineasta, William Oliveira, disse à TV Globo que "Cadu foi assassinado possivelmente por conta de um celular, um RioCard [vale-transporte] e um punhado de reais".

De acordo com a Polícia Civil, a perícia esteve no local e verificou que a vítima apresentava ferimentos provocados por instrumento perfurocortante, sobretudo na região do tórax.

"O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias do crime. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Centro, onde serão feitos exames para esclarecer as lesões. Testemunhas serão ouvidas na Delegacia para esclarecer o caso e identificar a autoria do crime", informou através de nota.

No Twitter, Gregório Duvivier disse que perdeu um amigo e descreveu Barcellos como uma pessoa brilhante.

"Assassinaram um amigo, um parceiro de trabalho, uma das melhores pessoas que eu já conheci na vida. Um ser humano bom. Brilhante. Família. A morte do Cadu Barcellos deixa um buraco do tamanho do mundo".

O Porta dos Fundos também se manifestou: "Hoje, nós, do Porta dos Fundos, acordamos profundamente tristes com a notícia do falecimento de Cadu Barcellos, um profissional amável, gentil, talentoso e dedicado, que trabalhou com a gente como assistente de direção na temporada de 2020 do programa Greg News (HBO). Aguardamos a apuração dessa tragédia e esperamos pela justiça, cientes de que nada pode reparar a perda da vida de uma pessoa tão jovem e querida".

Cadu dirigiu também o episódio "Deixa voar", que compõe o longa "Cinco vezes favela - Agora por nós mesmos" (2010), produzido por Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães, e escolhido para a Seleção Oficial do Festival de Cannes de 2010. O filme recebeu prêmios como o de melhor filme ficção, pelo júri oficial e popular, melhor atriz e ator coadjuvante, melhor roteiro, melhor trilha sonora e melhor montagem no Festival de Paulínia de (2010), além de ser laureado pelo júri popular no festival de Biarritz (França - 2010) e rodar por festivais internacionais.

Além da produção no audiovisual, Cadu foi o criador da página Maré Vive, com mais de 100 mil curtidas. A página mostra a realidade do Complexo da Maré, na zona norte do Rio.

Cadu deixa esposa e um filho, Bernardo, de 2 anos.