Topo

'Nós precisamos do planeta para sobreviver', diz Gisele Bündchen

Gisele Bundchen - Reprodução/Instagram
Gisele Bundchen Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/11/2020 17h44

Gisele Bündchen abriu o seu coração em ensaio realizado pela Vogue India e refletiu sobre a sua relação com meio ambiente. A modelo contou que se sempre sentiu conectada com a natureza desde a infância, mas que a sua atuação mais direta começou a acontecer após ela visitar a floresta amazônica pela primeira vez.

"Embora eu tenha tido esse amor pela natureza a minha vida inteira, só depois de visitar a floresta amazônica pela primeira vez em 2004 é que percebi que, embora vasta, é muito mais frágil do que eu pensava", disse.

Bündchen ainda afirmou que passou um tempo com a tribo Kisêdjê na região do Xingu e percebeu como o desmatamento e a mineração estavam impactando negativamente na vida da comunidade.

"Senti que precisava fazer algo para ajudar, então comecei a apoiar projetos para ajudar os povos indígenas que vivem na região, aqueles que entendem o valor dos recursos naturais. A única razão de estarmos vivos é porque a Mãe Natureza está nos dando tudo de que precisamos para sobreviver."

"A razão pela qual estou trabalhando para proteger o planeta é que quero servir à sobrevivência humana e à saúde de todas as espécies. Se não cuidarmos dos presentes que o planeta está nos dando, e se não vivermos em harmonia com todas as diferentes criaturas deste planeta, seremos nós que iremos embora. O planeta não precisa de nós para sobreviver - nós precisamos do planeta. Como humanos, precisamos ser despertados para isso", defendeu.

Ao completar 40 anos em julho, Gisele Bündchen decidiu plantar 40 mil árvores, um número que logo subiu para 250.000 graças ao apoio de seus fãs. A sua atuação, entretanto, já é antiga. Desde 2009, Bündchen é um embaixador global da boa vontade para o Programa Ambiental da ONU e chegou a atuar como produtora executiva no documentário da Netflix "Kiss The Ground", sobre as mudanças climáticas.

" Posso usar minha plataforma para divulgar essas informações e conscientizar mais pessoas sobre essas questões", afirmou.