Topo

Ana Hickmann e o marido falam da luta contra o câncer

Ana Hickmann e o marido, Alexandre Correa - Reprodução/YouTube
Ana Hickmann e o marido, Alexandre Correa Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/11/2020 20h31

Ana Hickmann e o marido, Alexandre Correa, deram detalhes da luta do empresário contra o câncer em um vídeo publicado hoje no canal da apresentadora. Ele está realizando um tratamento após remover um tumor em fase de metástase entre o maxilar e a base do crânio.

"É o nosso vídeo mais difícil de todos. Sempre compartilhamos com vocês tudo sobre a nossa vida, rotina, família. Nunca escondemos nada e não podemos fazer diferente agora. Há algumas semanas, descobrimos que o Ale está com um câncer no pescoço. Decidimos gravar esse vídeo para falar sobre essa descoberta", começou Ana.

No dia 27 de dezembro de 2019, Alexandre estava na casa de amigos em Maresias, no litoral de São Paulo, quando um deles reparou uma bola no pescoço do empresário. A família voltou para a capital paulista e Alexandre foi ao hospital. Ele ficou em observação e tomou alguns medicamentos até a região do pescoço voltar ao tamanho normal.

"Em março, antes da pandemia, eu estava tendo muita dor de garganta. Em um determinado momento, eu percebi um gânglio. Em maio, fizemos uma punção para coletar o material para a biópsia e foi inconclusivo. O médico decidiu operar. Em 17 de outubro, fui para a mesa de cirurgia. Foi um susto grande, porque o que saiu de dentro do [meu] pescoço não era normal", relatou Alexandre.

Após quatro horas da cirurgia, uma artéria do pescoço de Alexandre rompeu. "Por um milagre não fui a óbito. Voltei para a mesa de cirurgia para estancar o sangramento. Dois dias depois veio o diagnóstico", relatou o empresário emocionado. "Foi um soco no estômago para a gente. Foi difícil, porque era para ser uma cirurgia de um nódulo para a gente entender o que estava acontecendo. Fiquei com bastante", completou Ana. O nódulo retirado de Alexandre era um carcinoma já em fase de metástase.

Alexandre passou por uma série de exames para descobrir a origem do câncer. "Veio a notícia difícil do câncer, mas as boas notícias também vieram. Era um câncer no estágio inicial, localizado na região da garganta, o que significa que o tratamento é focado, localizado (...). Logo depois, começamos todo o tratamento, radioterapia e quimioterapia. A radio é todo dia, só tem a folga no sábado e no domingo, a quimio é uma vez por semana, por enquanto", detalhou Ana.

O empresário está lidando com o mal-estar, efeito colateral do tratamento. "Coisas que sabemos que tendem a piorar, mas vamos vencer!", disse Ana. "Nós vamos. Depois de tudo que esse lar passou nos últimos tempos... Você foi quase assassinada, meu irmão julgado por homicídio doloso, milhões de problemas se acumularam. Ter a notícia de câncer foi péssima (...) Ficar cantando vantagem antes da hora não é muito do meu feitio, vou fazer o que tiver que fazer. Se dar certo, bem, se não der, paciência", afirmou Alexandre.

Alexandre deve fazer as sessões do tratamento até 17 de dezembro e aproveitou para fazer uma reflexão sobre os custos para enfrentar a doença. "É uma rotina exaustiva, mas a única coisa que queremos é nos livrarmos do problema, cuidar da família e trabalhar. É muito importante que as pessoas saibam que o câncer é uma doença duplamente cruel. Nas horas que fico fazendo quimioterapia, fico pensando como uma pessoa de baixa renda trata o câncer. Morre sem chance de lutar. Os custos são exorbitantes. Não estou dizendo que não valha o que se cobra, mas a gente percebe que se o câncer não mata pela doença, mata pelas finanças da família. Eu tomei uma decisão, na segunda sessão de quimioterapia, que, em 2021, eu vou destinar uma boa fração do meu tempo em tentar ajudar pacientes de câncer. Não sei o que eu vou fazer, mas alguma coisa eu vou fazer."