Topo

Lázaro chegou a recusar dirigir 'Falas Negras' porque se achava incapaz

Lázaro Ramos no "Saia Justa" - Reprodução/vídeo
Lázaro Ramos no "Saia Justa" Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

12/11/2020 00h28

O ator e diretor Lázaro Ramos disse que, quando foi convidado para dirigir o especial "Falas Negras", que percorre a história de personalidades negras, chegou a recusar porque não se achava capaz de lidar com o trabalho. Só depois é que aceitou.

"Eu neguei fazer o especial quando fui convidado porque eram fatos reais, textos ditos, e achei que eu não ia ter maturidade e nem a capacidade emocional de lidar", revelou Lázaro durante o "Saia Justa" desta quarta (11), na GNT.

Composto por 22 atores representando personalidades negras emblemáticas da história, como Martin Luther King, Malcolm X, Nina Simone, Angela Davis, Muhammad Ali, Nelson Mandela e Marielle Franco, "Falas Negras" será exibido na Rede Globo em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

No programa, Lázaro contou às apresentadoras que somente após ler o texto é que entendeu o convite e aceitou dirigir a obra.

"A gente vive em um momento onde o fato e a história, e existe uma corrente que quer dizer que isso não importa e cria novas versões da história. É uma disputa de narrativa", explicou o ator de 42 anos sobre a importância e o significado do especial, e continuou:

"É interessante olharmos para a nossa história, pegarmos um documento, não mudarmos uma linha e colocarmos um ator se emprestando para falar aquilo, e tirarmos um tempo para escutar, ver o que foi dito e o que foi produzido ao longo da história que é tão semelhante [com o presente]. Às vezes, uma fala do ano 1600 foi dita de novo em 1993 e parece que a gente está andando em círculos".

"Esse especial faz a gente ouvir as vozes do passado e as vozes do presente. Espero muito que as pessoas possam acessar esse lugar que estou falando, que não é um lugar só de olhar a história, mas também de transformar o futuro, porque estamos precisando fazer isso", concluiu Lázaro.

Medida Provisória

No final de outubro, Lázaro teve uma surpresa ao ganhar o seu primeiro prêmio do filme "Medida Provisória". O longa-metragem, dirigido pelo próprio ator, levou a categoria de melhor roteiro na mostra internacional Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos.

Além de dirigir, Lázaro divide o roteiro com Lusa Silvestre e tem como co-roteiristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. No elenco estão Seu Jorge, Taís Araújo e Alfred Enoch, (da série televisiva "How To Get Away With Murder").

A história se passa em um futuro distópico, no qual o governo brasileiro emite uma medida que obriga cidadãos negros a retornarem à África. O filme deve estrear no Brasil no primeiro semestre de 2021.

O "Saia Justa" é exibido às quartas-feiras, às 22h30, no canal GNT.