Topo

Mussum estará em lista 'moralizada' da Fundação Palmares, diz Camargo

O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum - Reprodução
O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos

12/11/2020 12h15

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, afirmou que o humorista Mussum, dos Trapalhões, deve figurar na lista "moralizada" de personalidades negras da instituição.

"O humorista Mussum será incluído na lista de Personalidades Negras da Fundação Cultural Palmares a partir de 1° de dezembro, quando passa a valer a portaria que moraliza as homenagens da instituição", publicou Camargo em seu perfil no Twitter.

No começo da semana, o presidente da entidade assinou uma portaria determinando que o critério de seleção para a lista de personalidades negras da fundação seja a "relevante contribuição histórica", com o objetivo de "moralizá-la".

Ele afirmou que haveria a exclusão de "vários nomes" e a inclusão de outras personalidades, "em razão do mérito e da nobreza de caráter".

No próximo dia 20 é comemorado o dia da Consciência Negra. Camargo já afirmou que não dará nenhum suporte à celebração. Instituído como feriado em 2011, a data é atribuída à morte de Zumbi do Palmares (1655-1695), líder quilombola brasileiro.