Topo

Wilson Simonal será incluído na lista da Fundação Palmares, diz Camargo

Wilson Simonal se junta a Luiz Melodia e Mussum - Reprodução
Wilson Simonal se junta a Luiz Melodia e Mussum Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/11/2020 12h31

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou hoje que o cantor Wilson Simonal será mais um a entrar na nova lista de personalidade negras da entidade.

Em publicação feita em seu Twitter, Camargo afirmou que a inclusão de Simonal é uma reparação feita na lista que agora "moraliza" as indicações.

"O cantor Wilson Simonal será incluído na lista de Personalidades Negras da Fundação Cultural Palmares a partir de 1° de dezembro, quando passa a valer a portaria que legitima e moraliza as homenagens da instituição. A exemplo de Mussum e Luiz Melodia, trata-se de uma reparação", escreveu Camargo.

Mussum e Luiz Melodia entram na lista

Ao longo da semana, Sérgio Camargo anunciou a inclusão do humorista Mussum e do cantor e compositor Luiz Melodia na lista da Fundação.

O humorista Mussum será incluído na lista de Personalidades Negras da Fundação Cultural Palmares a partir de 1° de dezembro, quando passa a valer a portaria que moraliza as homenagens da instituição. pic.twitter.com/qlsBEnP49K

-- Sérgio Camargo (@sergiodireita1) November 12, 2020

O cantor e compositor Luiz Melodia será incluído na lista de Personalidades Negras da Fundação Cultural Palmares a partir de 1° de dezembro, quando passa a valer a portaria que legitima e moraliza as homenagens da instituição. A exemplo do Mussum, trata-se de uma reparação. pic.twitter.com/BtYhFucHMv

-- Sérgio Camargo (@sergiodireita1) November 13, 2020

O contexto

No começo da semana, o presidente da entidade assinou uma portaria determinando que o critério de seleção para a lista de personalidades negras da fundação seja a "relevante contribuição histórica", com o objetivo de "moralizá-la".

Ele afirmou que haveria a exclusão de "vários nomes" e a inclusão de outras personalidades, "em razão do mérito e da nobreza de caráter".

No próximo dia 20 é comemorado o dia da Consciência Negra. Camargo já afirmou que não dará nenhum suporte à celebração. Instituído como feriado em 2011, a data é atribuída à morte de Zumbi do Palmares (1655-1695), líder quilombola brasileiro.

Durante a gestão dele, nomes como a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva e a ex-governadora do Rio, deputada federal e candidata à prefeitura da capital fluminense Benedita da Silva (PT-RJ) foram retirados da lista.