Topo

Vera Fischer relembra ataques machistas: 'Não sei como consegui sobreviver'

Vera Fischer e seu novo corte de cabelo - Reprodução/Instagram
Vera Fischer e seu novo corte de cabelo Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

15/11/2020 13h31

A atriz Vera Fischer, de 68 anos, afirmou que não sabe como conseguiu atravessar os ataques machistas que recebeu ao longo da carreira. Em entrevista à Caras durante uma live no Instagram, a estrela de "Laços de Família" contou que precisou lançar mão de jogo de cintura para "sair viva disso".

"Fui miss com 17 anos, em 1969. Peguei os anos 70 com um machismo escancarado. Não sei como consegui sobreviver aos ataques machistas, que foram severos, nos anos 70, 80 e até 90. Houve uma coisa que, se você não tem uma certa diplomacia e jogo de cintura, você não consegue sair viva disso", relatou Vera.

Ela contou que muitas mulheres não conseguiram passar ilesas aos ataques machistas, mas ela se manteve firme. "Às vezes, fui mal vista pelos poderosos por que falei: 'comigo não! Eu quero trabalhar. Se eu o meu talento não for suficiente, eu vou embora'."

Não vou ficar dando para ninguém, não. Meu corpo é meu corpo.

Na entrevista, Vera Fischer — que está no ar com a reprise de "Laços de Família" na TV Globo — assumiu que se sente melhor com o seu corpo hoje em dia do que há 10 anos. "Eu engordei e estava muito infeliz. Eu engordei, estava num momento de cabeça meio infeliz, porque não pintava um personagem maravilhoso na televisão e nem cinema", explicou.

"Estava me sentindo meio órfã, apesar de estar fazendo teatro, que eu sempre amei muito. Mas eu estava me sentindo velha. Minha expressão, fisionomia", lembrou. "Agora, estou me sentindo bem mais jovem do que naquela época. Hoje estou muito atuante. E isso me traz alegria, e a alegria me faz me sentir bonita".