Topo

Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera se pronunciam após fala racista em vídeo

Gustavo Rocha gravou vídeo para o canal de Matheus Mazzafera - Reprodução/YouTube
Gustavo Rocha gravou vídeo para o canal de Matheus Mazzafera Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 16h02

Os influenciadores Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera disseram que não tiveram a intenção de reproduzir falas racistas em vídeo de duas semanas atrás que foi resgatado hoje por usuários do Twitter. Na ocasião, os dois disseram que sentem atração por caras do estilo "maloca", mas a preferência não se repete quando o assunto é relacionamento sério.

Um trecho recortado por um usuário da rede social, Gustavo Rocha — que se revelou gay há um mês em uma ação da marca Calvin Klein — apontou suas preferências. "Maloca, tatuado. Quanto mais estragado for, melhor. Para namorar, não. Mas o que eu sinto atração mesmo são sempre os maloca tatuado", explicou.

Matheus respondeu e confirmou que se identifica com a preferência de Gustavo. "Se eu fosse desenhar, eu gosto também dos tatuados. Meu ex é loiro, branquinho. Eu pago a minha língua", afirmou. "Se fosse pra escolher, eu vou escolher alguém tipo o Livinho, tipo o Don Juan, Mc Kevin. Só que daí eu acabo namorando com o Luciano Hulk."

Os três cantores citados pelo youtuber são negros. Gustavo reiterou. "Para namorar, não. Não é o meu estilo para namorar, mas eu sinto atração para dar uns pegas", falou.

Confira o vídeo completo que foi ao ar no canal de Matheus Mazzafera há duas semanas:

Críticas

As falas de Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera tiveram uma repercussão negativa no Twitter. Usuários apontaram racismo no trecho que viralizou e atingiu a lista de assuntos mais comentados da rede social. A justificativa dos críticos foi que os dois influenciadores só apreciam maloqueiros para interesse sexual e não conseguem se enxergar num relacionamento amoroso sério com alguém que não seja branco e padrão.

Posicionamento dos influenciadores

Tanto Gustavo Rocha quanto Matheus Mazzafera se posicionaram depois das acusações de machismo em seus perfis oficiais no Twitter.

Gustavo afirmou que, para ele, "maloca" não diz respeito a cor de pele, mas sim a um estilo de vida. Mesmo sim, o influenciador — que é irmão de ex-De Férias Com o Ex Túlio Rocha — pediu desculpas pela fala e disse que não teve a intenção. "Entendi que não é sobre o que eu penso, o que eu acho", escreveu.

Já o youtuber Matheus Mazzafera, por sua vez, afirmou que tinha a intenção de dizer que gosta de homens tatuados e se expressou mal.