Topo

Ana Maria Braga usa ovos para explicar e criticar o racismo

Ana Maria Braga no "Mais Você" de hoje - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga no "Mais Você" de hoje Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 10h16

A apresentadora Ana Maria Braga decidiu explicar como o racismo é uma prática inconcebível e sem sentido usando uma analogia com ovos.

Ana pegou uma imagem da internet que colocava três ovos (um marrom escuro, um marrom mais claro e um branco) lado a lado. Embaixo, os ovos aparecem quebrados, com suas gemas unidas e homogêneas.

A foto ainda contava com a legenda "a maneira mais fácil de explicar o que é racismo para um idiota".

"Tem um ovo de cada cor. Mas por dentro tudo é exatamente igual. Olhando isso dá para entender como as atitudes racistas são absurdas", comentou.

Ela ressaltou que não há diferença entre os ovos e que "somos todos iguais".

Ana mostrou a imagem após comentar um caso em que uma menina negra foi recortada de uma foto de uma campanha escolar em Jundiaí, interior. Eram quatro garotas juntas, mas apenas a menina negra foi retirada da foto.

Seguidores questionaram se a analogia, com ovos, realmente fez sentido ou se era mais um discurso vazio de falsa igualdade.

Críticas ao discurso

Ana recebeu muitas críticas na internet na sexta-feira passada (20), que era Dia da Consciência Negra.

A apresentadora usou a frase sobre uma "consciência humana" - ligada ideia falsa de democracia racial no Brasil — justamente no dia de reflexões sobre a situação racial.

A apresentadora não comentou sobre o assunto depois.

Mas ela cobrou o Carrefour para tomar medidas sérias a respeito do caso João Alberto, cidadão negro morto por um segurança e um policial militar em uma loja no Rio Grande do Sul. O caso aconteceu na véspera do feriado.