Topo

The Weeknd diz que Grammy 'continua corrupto' e Academia se pronuncia

The Weeknd - Divulgação
The Weeknd Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/2020 21h21Atualizada em 24/11/2020 21h46

A lista de indicados ao Grammy Awards foi divulgada na tarde de hoje, mas as nomeações não agradaram a todos. Diversos fãs de The Weeknd, que lançou neste ano "After Hours", apontaram que a premiação esnobou o cantor, que não recebeu nenhuma indicação.

O músico se pronunciou no Twitter: "Os Grammys continuam corruptos. Vocês devem transparência a mim, meus fãs e à indústria..."

O nome de The Weeknd chegou a ser um dos assuntos mais comentados do dia no Twitter, com diversos usuários expondo o descontentamento com a seleção.

A ausência de The Weeknd na lista de indicados também reverberou na imprensa internacional e o presidente interino da Academia da Gravação, Harvey Mason Jr., falou sobre o tema em entrevista à Variety.

"Realmente depende do corpo de votação que você decide. Temos oito vagas de indicação para preencher [as categorias "Quatro Grandes": Melhor Álbum, Música, Disco e Novo Artista], cinco em outras, e os eleitores votam em seus favoritos", explicou.

Mason Jr. também defendeu o profissionalismo do processo de categorização e nomeações, ao ser questionado se The Weeknd poderia não ter entrado pela dificuldade de incluírem o cantor em um gênero específico.

"Analisamos todos os anos e fazemos ajustes e revisões no processo; Fizemos isso este ano, no ano passado, vamos fazer no ano que vem. E eu não acho que isso coloque em questão, honestamente."

"O processo existe para que possamos continuar monitorando a excelência. Eu estava na 'sala principal' este ano e observei. As pessoas que estavam lá são profissionais da música - eles são excelentes, no topo de sua arte em composição e produção, e há muitos artistas. Eles estavam ouvindo criticamente cada música que passava por suas mesas - ou mesas virtuais - então não acho que isso mostre uma falha no processo", defendeu.

De acordo com o presidente interino, foram 23 mil candidaturas para avaliar na premiação, tendo sido este o maior número já registrado na Academia. "Não consigo me lembrar de uma época em que já tivemos tanta variedade de gêneros e diferentes tipos de músicos e música nas [quatro] categorias principais", comentou.

Apesar de não ter integrado a lista, The Weeknd já recebeu 10 indicações ao longo de sua carreira, vencendo três vezes. Entre os nomes deste ano, estão o de Justin Bieber, que criticou a Academia pela categoria, e Dua Lipa, que alcançou a marca de 6 indicações de uma só vez.