Topo

TV Globo muda estrutura e José Luiz Villamarim assume dramaturgia

O diretor José Luiz Villamarim conversa com Cauã Reymond nos bastidores de gravação de "Justiça" em Recife. A minissérie contará quatro histórias diferentes que se interligam em alguns momentos - Divulgação/TV Globo
O diretor José Luiz Villamarim conversa com Cauã Reymond nos bastidores de gravação de "Justiça" em Recife. A minissérie contará quatro histórias diferentes que se interligam em alguns momentos Imagem: Divulgação/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/11/2020 17h03

A partir de 1 de dezembro, a TV Globo ganhará uma nova estrutura nos bastidores. O formato foi divulgado hoje pelo novo diretor de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington. O desenho consolida o papel das diretorias de Gênero e reforça o protagonismo da gestão da Criação e do Elenco, além de trazer José Luiz Villamarim no comando da Dramaturgia.

Na Globo desde 1993 e atual diretor de "Amor de Mãe", Villamarim dirigiu sucessos como "Onde Nascem os Fortes", "Amores Roubados", "Justiça" e "Avenida Brasil", entre outros. Diretores artísticos e produtores passarão a responder aos Gêneros, que também terão papel importante na identificação e viabilização artística de oportunidades comerciais. À diretoria de Dramaturgia se reportará também a Globo Filmes.

Silvo de Abreu, que comanda a Dramaturgia da Globo desde 2014, deverá deixar a empresa em março, ao fim do seu contrato, após mais de 40 anos na emissora. Até lá, Abreu apoiará a transição.

A nova estrutura ainda põe as diretorias de Gênero como responsáveis por toda a cadeia de conteúdo da televisão, desde o conceito até o desenvolvimento, produção e entrega nas diferentes plataformas da emissora. Além disso, as áreas de Gestão da Produção Artística, Execução da Produção e Inteligência e Gestão de Performance também serão integradas à estrutura da emissora.

Já as áreas Criação de Conteúdo e Talentos Artísticos saem da diretoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA), que deixa de existir, e atuarão de maneiras separadas. A Criação de Conteúdo ficará a cargo de Edna Palatnik. Já a de Talentos Artísticos estará nas mãos de Adelia Croce. Monica Albuquerque, que entrou na Globo em 2000, deixará o cargo de diretora do DAA no final do ano.

Como parte de uma estrutura horizontal e colaborativa, atuarão lado a lado também outras três áreas. Na Gestão da Produção Artística, Bernardo Portugal comandará as equipes de caracterização, figurino, cenografia, arte, produção musical, iluminação, captação de imagem e finalização.

Gleiber Morato responderá pela Execução de Produção, liderando o planejamento técnico da produção e da execução, manutenção, acervo e montagem e desmontagem de cenários, cidades cenográficas e figurinos. E Fabiana Moreno, à frente de Inteligência e Gestão de Performance, será responsável por garantir uma visão integrada e estratégica do planejamento e da performance.

"O novo desenho reforça a liderança do gênero em toda a cadeia produtiva e no atendimento às estratégias dos produtos, aparta criação de conteúdo da gestão de talentos, duas áreas essenciais agora tratadas por suas competências específicas, liberta os modelos de produção de gatilhos que diretamente ou indiretamente travam ou retardam as mudanças esperadas com uma gestão desierarquizada e colaborativa. Enfim, uma estrutura disruptiva com olhar de futuro, que mira na entrega de conteúdo de qualidade com eficiência em custo", apontou Ricardo Waddington.

Boninho permanece como diretor do gênero Variedades, ao lado de Mariano Boni.