Topo

Para Fernanda Montenegro, Cate Blanchett deveria ter ganho o Oscar em 1999

Fernanda Montenegro no "Conversa com Bial" - Reprodução/vídeo
Fernanda Montenegro no "Conversa com Bial" Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

28/11/2020 02h17

Nessa semana, Glenn Close lamentou por Fernanda Montenegro não ter ganho o Oscar de Melhor Atriz em 1999. Em resposta à atriz norte-americana, Fernanda discordou e disse que a australiana Cate Blanchett é quem deveria ter levado a estatueta.

"É uma avaliação dela [da Close]. Eu, por exemplo, teria dado o prêmio para Blanchett, porque naquele ano ela fez dois papéis extraordinários em Elizabeth. Não foi um filme, foram dois filmes, e ela fez de uma forma maravilhosa", disse Fernanda durante o "Conversa com Bial" desta madrugada de sábado (28).

Em entrevista à ABC News, Close teceu as seguintes palavras sobre a atriz brasileira: "Honestamente, eu nunca entendi como é possível comparar atuações. Eu me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou da atriz incrível de 'Central do Brasil'. Eu pensei: 'O quê? Não faz sentido'".

Naquele ano, além de Fernanda, que foi indicada por sua atuação em "Central do Brasil", de Walter Salles, concorreram na categoria de Melhor Atriz Cate Blanchett com "Elizabeth", Meryl Streep com "Um Amor Verdadeiro", Emily Watson com "Hilary e Jackie", e Gwyneth Paltrow, que levou o Oscar com "Shakespare Apaixonado".

Ao apresentador Pedro Bial, Fernanda esclareceu o porquê não se achou digna de levar o Oscar para casa: "Não é que o meu trabalho não seja respeitado. Não é isso. Mas eu teria votado na Blanchett".

A brasileira completou: "Eu agradeço a Close por ter falado de mim. Isso [a premiação] já tem 21 anos, não é brincadeira, não. Então, uma colega da dimensão dela lembrar do meu trabalho eu considero um prêmio".

Após a repercussão dos dizeres de Close, Fernanda retribuiu o carinho respostando o vídeo da entrevista em seu Instagram e agradecendo com um "Obrigada" na legenda.

Aos 91 anos de idade, e 70 de carreira, Fernanda Montenegro continua sendo a única atriz brasileira a ter sido indicada para o Oscar por uma atuação em língua portuguesa.

O "Conversa com Bial" vai ao ar de segunda a sexta-feira após o Jornal da Globo.