Topo

Morre David Prowse, o Darth Vader de 'Star Wars', aos 85 anos

Al Lampert, David Prowse e Carrie Fisher em cena de "Star Wars: Uma Nova Esperança" (1977) - Divulgação
Al Lampert, David Prowse e Carrie Fisher em cena de "Star Wars: Uma Nova Esperança" (1977) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 07h57Atualizada em 29/11/2020 12h15

Morreu hoje, aos 85 anos, o ator e fisioculturista David Prowse, que interpretou o personagem Darth Vader na primeira trilogia de Star Wars. A causa da morte não foi divulgada.

O agente de Prowse, Thomas Bowington, conversou com a BBC sobre a morte do ator e a classificou como "uma perda real e profundamente dolorosa para nós e milhões de fãs em todo o mundo". "Que a força esteja com ele, sempre", disse.

Prowse era um fisioculturista nos anos 1970, e foram a sua postura e seu físico imponentes que o fizeram ganhar o papel de Darth Vader na saga. Por ter um sotaque britânico muito forte, Prowse foi dublado pelo ator James Earl Jones no papel.

"Ainda que ele fosse famoso por interpretar muitos monstros, para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas", afirmou o agente.

Prowse inicialmente iria interpretar Chewbacca, mas acabou dando vida ao principal antagonista da série. Ele também é conhecido por ter vivido o criado Julian de "Laranja Mecânica" - Reprodução - Reprodução
Prowse inicialmente iria interpretar Chewbacca, mas acabou dando vida ao principal antagonista da série. Ele também é conhecido por ter vivido o criado Julian de "Laranja Mecânica"
Imagem: Reprodução

Nas telonas, ele também fez "Circo dos Vampiros", "Frankenstein and The Monster From Hell" e "Laranja Mecânica". Foi ele quem interpretou o Green Cross Code Man, um super-herói criado nos anos 1970, durante uma campanha de segurança no trânsito no Reino Unido.

Prowse passou décadas participando de eventos mundiais de Star Wars, mas, segundo rumores, teria se afastado da saga em 2010, quando se desentendeu com o diretor George Lucas.

Mark Hamill, que deu vida a Luke Skywalker na primeira trilogia de Star Wars, prestou homenagens a Prowse com uma publicação no Twitter.

"É muito triste ouvir que David Prowse faleceu. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ator, marido, pai, membro da Ordem do Império Britânico, 3 vezes campeão britânico de levantamento de peso e ícone da segurança no trânsito com o super-herói Green Cross Code Man", listou Hamill, lembrando os feitos de Prowse.

"Ele amava seus fãs tanto quanto era amado por ele", finalizou.

Anthony Daniels, que fez o robô C-3PO, também deixou sua mensagem no Twitter. "Não acho que 3PO encontrou a presença de Vader no set. Mas a figura idônica de David dominou o filme em 1977 e vem dominando desde então. E seguirá fazendo isso", escreveu.