Topo

Felipe Neto posta meme após nome no relatório de 'detratores' do governo

Felipe Neto posta meme nas redes sociais  - Reprodução/Twitter
Felipe Neto posta meme nas redes sociais Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2020 16h01

Felipe Neto usou as redes sociais na tarde de hoje para comentar sobre o relatório divulgado pelo colunista Rubens Valente, no UOL, que mostra os "detratores" do governo Bolsonaro, do ME e/ou do ministro Paulo Guedes.

"Como eu fui classificado pela equipe do Paulo Guedes como um DETRATOR na lista de 81 pessoas a serem "monitoradas de perto", eu apresento: Felipe Neto Detrator. #TheTratores", escreveu ele no Twitter.

O youtuber ainda fez mais alguns comentários irônicos sobre o "dossiê". "Olha Paulo Guedes, gastar R$2,7 milhões para montar uma lista de "detratores a serem monitorados" e não incluir a @nilmoretto é a prova de como vcs não sabem gastar dinheiro.

"Um moleque de 15 anos faria uma planilha de Excel melhor e mais completa por R$30 e crédito na Steam", disse Felipe Neto, que chegou a trocar a foto do perfil por um meme seu em um trator.

Jornalistas e influenciadores no 'dossiê'

De acordo com reportagem de Rubens Valente, uma empresa de comunicação contratada pelo governo federal orienta como o órgão deveria lidar com um grupo de 81 jornalistas e "outros formadores de opinião" considerados influenciadores em redes sociais.

A medida a ser tomada varia: "o monitoramento preventivo das publicações do influenciador", o "envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar" ou mesmo "propor parceria para divulgar ações da Pasta".

Do total, 44 são jornalistas. Cada nome é acompanhado de um comentário sobre o que a pessoa tem escrito nas redes sociais a respeito do governo e em especial de Paulo Guedes. Em oito casos, há o telefone celular do jornalista.

No campo dos supostos "detratores" aparecem youtubers e influenciadores como Felipe Neto, Nathália Rodrigues e Jones Manoel. Os oito "neutros informativos" citados são Alex Silva, Malu Gaspar, Altair Alves, Cristiana Lôbo, Mônica Bergamo, Marcelo Lins, Ricardo Barboza e Octavio Guedes.