Topo

Globo diz 'não tolerar comportamento abusivo' após denúncias contra Melhem

Mari Monts e Marcela Ribeiro

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

04/12/2020 13h49

A TV Globo diz que "incentiva a denúncia de abusos", que "não tolera comportamentos abusivos em suas equipes" e que "apura criteriosamente" acusações dessa natureza, em nota divulgada na tarde de hoje, após virem à tona relatos de assédio sexual que teriam sido praticados pelo ex-diretor da emissora Marcius Melhem.

O canal, no entanto, diz que não comentará a apuração das denúncias por questões de "sigilo do processo".

Marcius Melhem, demitido da Globo em agosto, foi acusado de assédio sexual por fontes ouvidas pela revista piauí, entre elas a humorista e atriz Dani Calabresa.

De acordo com Dani, o diretor a teria importunado em diferentes ocasiões. Na emissora, ele teria invadido seu camarim para "conferir" seu figurino de maiô vermelho para uma gravação. Em uma festa do "Zorra Total", teria ainda tentado beijá-la a força, lambido seu rosto e exposto o pênis.

Segundo os 43 relatos ouvidos pelo veículo — sendo duas vítimas de assédio sexual, sete de assédio moral e três de ambos os comportamentos —, os episódios aconteceram no ambiente de trabalho e fora dele.

Leia a nota na íntergra:

A Globo não comenta questões de compliance, mas reafirma que todo relato de assédio, moral ou sexual, é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento. A Globo não tolera comportamentos abusivos em suas equipes e incentiva que qualquer abuso seja denunciado. Neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo. Por esse Código, assumimos o compromisso de sigilo do processo, assim como o de investigar, não fazer comentários sobre as apurações e tomar as medidas cabíveis, que podem ir de uma advertência até o desligamento do colaborador. Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões de compliance não são tornadas públicas.

Somos muito criteriosos para que os estilos de gestão estejam adequados aos comportamentos e posturas que a Globo quer incentivar e para que as medidas adotadas estejam de acordo com o que foi apurado. Não foi diferente nesse caso. O acolhimento e a empatia com quem relata situações de violação do Código de Ética são pontos essenciais do programa de compliance da empresa.

Isso não quer dizer que os processos de compliance sejam estáticos. Ao contrário. Eles evoluem constantemente para acompanhar as discussões da sociedade. As práticas e as avaliações são revistas o tempo inteiro, assim como são propostas e acolhidas sugestões de melhoria nos mecanismos de comunicação interna. A própria sociedade está se transformando e a empresa acompanha esse processo.