Topo

Leda Nagle é desmentida por Duda após defender medicamento contra a covid

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2020 11h09

Leda Nagle postou um vídeo para falar sobre sua recuperação da covid-19. No registro para seu canal no YouTube, ela disse que a ivermectina, não indicada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode ter ajudado a controlar os sintomas da doença.

"Vitamina D em dose cavalar, direto, tudo isso eu fiz, zinco, ivermectina de quinze em quinze dias. Agora é o seguinte: os médicos admitem, eu falei com vários, eles foram muito atenciosos, que a ivermectina de quinze em quinze dias pode ter ajudado meus sintomas a não serem tão fortes", disse a apresentadora de 69 anos.

Duda Nagle, que estava ao lado da matriarca, contrariou a mãe e explicou que os sintomas dela foram graves, comparados aos das pessoas que contraem a doença no geral. "Só esclarecendo: Seus sintomas foram 'médio' para uma UTI em hospital. Não foi médio comparado a população que pega. Comparado a eles, [seus sintomas] foram graves [...]", explicou Duda.

Leda então sugeriu que a internação em unidade semi-intensiva teria sido um 'exagero'.

Duda negou: "Você bateu na trave. Você não sabe! Você estava dormindo, perdeu a noção do tempo, da realidade, com um monte de remédio. Por um triz você não teve que ir para a intensiva. A máquina já estava em 55%... A partir de 60%, você ia ser dopada para ficar desacordada. Foi no limite!", completou o marido de Sabrina Sato.

"A gente chegou a ter essa conversa várias vezes, foi quase na trave", explicou o ator à mãe. "Teve uma hora que fiquei rezado para a seu respiração aumentar", revelou o filho famoso.

Segundo a Anvisa, o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor e que não existem remédios aprovados para prevenção ou tratamento da doença no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já fez menções à ivermectina, e muitas mensagens circularam no WhatsApp recomendando seu uso "para prevenir o contágio".