Topo

Os ensinamentos de Zeca Pagodinho que valorizamos ainda mais na quarentena

Zeca Pagodinho deu aos brasileiros momentos mágicos durante o isolamento - Zô Guimarães/Folhapress
Zeca Pagodinho deu aos brasileiros momentos mágicos durante o isolamento Imagem: Zô Guimarães/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/12/2020 04h00

É, o ano de 2020 foi nada fácil. Com a pandemia do novo coronavírus, toda rotina mudou e o isolamento social virou a regra no Brasil e no mundo.

Mas a aflição deu espaço para alguns momentos de felicidade. E o brasileiro teve isso com uma personalidade para lá de querida: Zeca Pagodinho!

O cantor virou meme, fez transmissões ao vivo, deu declarações filosóficas e, claro, compartilhou com os fãs seus bons goles em uma cerveja gelada — tudo mantendo o distanciamento social, é claro.

Zeca mostrou ainda mais que é "gente como a gente" e compartilhou vários valiosos conselhos para sobreviver à quarentena. E nós mostramos por que amamos demais o morador de Xerém, especialmente em tempos de isolamento social.

Zeca Pagodinho - Caio Duran/AgNews - Caio Duran/AgNews
Zeca Pagodinho
Imagem: Caio Duran/AgNews

'É ilegal?'

Jessé já trabalhou no jogo do bicho como apontador em vidas passadas. Antes de despontar no Cacique de Ramos, a atividade ilegal era uma forma de "levar a vida".

Os anos passaram e Zeca continuou apostando. Tanto que, em março, ele foi entrevistado pela revista "Veja" e soltou o diálogo mais engraçado de 2020.

O cantor disse que ainda costumava jogar no bicho e que distribuía a grana entre os amigos e conhecidos. Ele, então, foi questionado se era a favor da legalização do jogo de azar. A resposta, é claro, acabou rendendo um meme:

Quem não fica perdidinho em plena quarentena, não é mesmo? Pelo menos o Zeca levou a "novidade" com tranquilidade, apesar da surpresa.

Não vai ter live?

Após o sucesso da transmissão feita por Jorge e Mateus, o mundo zeca pagodístico implorava para que o ícone boêmio fizesse um show para os fãs.

Zeca, no entanto, bateu o pé e disse que ia ficar quietinho na sua casa em Xerém — preservando a sua saúde e também de sua equipe, em respeito ao distanciamento social. Um ícone, né?

Queria poder tocar um samba, mas não sei tocar, não tem quem toque. Estou aqui nessa quarentena, mas estou respeitando, esperando que todo mundo também respeite para que isso daqui a pouco passe, e eu volte aos palcos para a gente cantar nosso samba com palmas, drinques, brindes"

Mentira, vai ter live sim!

Atire a primeira pedra quem não mudou de ideia durante a quarentena, não é mesmo?

Zeca foi assim e acabou fazendo uma live especial para o Dia das Mães.

Eis que Zeca deixa sua casinha e faz um show, mantendo distanciamento, num domingo — para alegrar os brasileiros. E, com isso, ensinou a gente a apreciar esses pequenos momentos de felicidade.

Zeca Pagodinho cedeu e saiu de casa para cantar - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Zeca Pagodinho cedeu e saiu de casa para cantar
Imagem: Reprodução/Twitter

Cadê a cerveja, minha gente?

Bom, obviamente a live foi um dos assuntos mais comentados das redes sociais pelo bom humor do sambista e pelo repertório repleto de hits.

Só que o homem não bebeu nada — N A D A ! — durante o show, que era patrocinado por uma marca de cerveja, bebida preferida do artista.

Ele seguiu as recomendações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) de evitar o consumo excessivo de álcool durante a apresentação. Sempre bom seguir as regras, né?

Toda hora penso que tem um copo aqui. Meto a mão e é água. Que sofrimento. Primeira vez que passo por isso"

Zeca Pagodinho em sua live de Dia das Mães - Reprodução/ YouTube - Reprodução/ YouTube
Zeca Pagodinho em sua live de Dia das Mães
Imagem: Reprodução/ YouTube

O homem disparou!

Zeca se animou tanto com a ideia que, meses depois, anunciou que faria mais uma live.

Agora, a comemoração seria em homenagem aos pais. Sorte a nossa, né?

Mas ele teve que enfrentar o medo de altura para chegar ao local de transmissão ao vivo — o Pão de Açúcar, icônico cartão-postal do Rio. A foto viralizou, e nós nos sentimos representados por Zeca naquele momento. É isso, pessoal: não tenham medo de expressar seus medos em público!

Zeca Pagodinho foi agarrado ao bondinho no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Zeca Pagodinho foi agarrado ao bondinho no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Instagram

Quebrando o tédio

Em pleno domingão, Zeca passou parte do dia... matando mosquitos!

Como boa parte dos brasileiros, o homem já não aguentava mais ficar em casa e descobriu uma maneira inesperada para passar o tempo.

Munido com a raquete, a "brincadeira sem hora" — espero que entendam a referência — foi caçar os insetos. Alguns apostam em livros, outros em maratonar séries na Netflix. O importante é encontrar um passatempo para acabar com o tédio, né Zeca?

Talarico in your area!

Acreditem, a música "Talarico", que fala de um homem que acabou ficando com a mulher do colega, ganhou ares internacionais.

Tudo aconteceu quando o brasileiro descobriu James Talarico, um político do estado do Texas, no Estados Unidos.

O deputado compartilhou que os brasileiros estavam falando do sobrenome dele após os cantores Vitão e Luísa Sonza anunciarem o namoro.

James compartilhou a música de Zeca, dizendo: "a gíria vem desta canção do cantor e compositor brasileiro Zeca Pagodinho sobre um homem chamado Talarico que roubou sua esposa. É um hit! Obrigado por tornar este dia possível", agradeceu o americano. Zeca, é claro, celebrou o sucesso internacional — pois, especialmente na quarentena, precisamos reconhecer nossas conquistas.

Noveleiro

O cantor passou a acompanhar novelas durante a quarentena.

A sua preferida era "O Clone", que foi reprisada no canal Viva. Pois não é que Zeca comentou a novela ao vivo na Globo? Isso que é prestígio! Ele, é claro, aproveitou a oportunidade:

O Nando entrou em cana. A gente está chorando para caramba. Aí eu grito, 'por que ela não fala logo?', e o meu sobrinho [comenta], 'você está brigando com a novela?'. Nunca pensei que fosse ficar assim, discutindo com a novela"

Zeca Pagodinho conversa com Cissa Guimarães, no 'É de Casa' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Zeca Pagodinho conversa com Cissa Guimarães, no 'É de Casa'
Imagem: Reprodução/Instagram

Festa Junina

Sem promover aglomeração, ele fez o próprio arraiá — uma tradição que muitos brasileiros sentiram falta em tempos de quarentena.

Como estava em casa, Zeca apareceu com chapéu de palha e... um quadriciclo. Por quê? Não sabemos ao certo, mas viralizou. O importante é fazer o que a gente gosta!

Zeca Pagodinho posa em quadriciclo durante festa junina em sua casa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Zeca Pagodinho posa em quadriciclo durante festa junina em sua casa
Imagem: Reprodução/Instagram

Dia de São Cosme e Damião

Ele também deu um jeito para comemorar dia de São Cosme e Damião — ou os Ibejis, cultuados dentro das religiões de matrizes africanas.

Zeca montou saquinhos de doces de São Cosme e Damião e distribuiu para seus netos e sobrinhos.

Em seguida, brincou de banho de mangueira com a criançada. São as pequenas coisas que fazem o dia valer a pena, não é mesmo?

A gente quer a vacina!

Em entrevista à Globo em dezembro, Zeca revelou que está igualzinho ao povo: só esperando a vacina chegar!

Do seu jeito, ele mostrou que é importante se vacinar e disse que mal vê a hora de se imunizar contra a covid-19. De tão inspirado pela inovação, ele prometeu até uma música inspirada no produto.

Eu vou tomar duas injeções, uma em cada braço [...] Tomo em qualquer lugar, me chamando eu vou"

E quando tudo isso passar...

A gente espera poder curtir mais momentos feitos pelo Zeca, igualmente engraçados a estes de 2020 — mas sem pandemia!

Aliás, como ele mesmo compartilhou, o primeiro pagode com vacina vai ter Zeca Pagodinho!