Topo

Morre George Gerdes, cantor e ator de 'Seinfeld' e 'Arquivo X', aos 72

George Gerdes interpretou um pastor em episódio de "Arquivo X" de 1994 - Reprodução/IMDb
George Gerdes interpretou um pastor em episódio de 'Arquivo X' de 1994 Imagem: Reprodução/IMDb

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 13h34

O cantor e ator americano George Gerdes, que marcou papéis na TV em "Seinfeld", "Arquivo X" e "Grey's Anatomy", além de filmes como "Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres", morreu na última sexta aos 72 anos.

A notícia foi confirmada hoje pela companheira de Gerdes, Julia Johns, ao The Hollywood Reporter. Ela citou que o ator havia sofrido um aneurisma cerebral na véspera do ano novo.

Da música para o cinema

Gerdes começou carreira como cantor e compositor, no início dos anos 1970, adotando o estilo entre folk e pop que estava em voga na época.

Seus dois primeiros discos, "Obituary" (1971) e "Son of Obituary" (1972), não atingiram grande sucesso nas paradas, mas ganharam a admiração de músicos como Joni Mitchell, que era fã declarada.

George Gerdes (à dir.) em uma de suas últimas atuações, em 'Grey's Anatomy' - ABC via Getty Images - ABC via Getty Images
George Gerdes (à dir.) em uma de suas últimas atuações, em 'Grey's Anatomy'
Imagem: ABC via Getty Images

As primeiras de Gerdes como ator foram no teatro, mas ele logo estava aparecendo em filmes como "Jacknife" (1989, com Robert De Niro), "Mulher Solteira Procura" (1992, com Bridget Fonda) e "Amistad" (1997, de Steven Spielberg).

Na TV, foi um vigilante em episódio de "Seinfeld" de 1992; um pastor em episódio de "Arquivo X" em 1994; um analista em "Alias", em 2004; e também apareceu em "Arquivo Morto", "Plantão Médico", "Bones", "Castle", "Dexter", "Grey's Anatomy" e "Perry Mason".