Topo

Modelo é acusado de estupro no Acre e perde título de Mister Teen

Rafael Berlim alegou estar "chapado", segundo vítima; modelo foi destituído do concurso - Reprodução
Rafael Berlim alegou estar 'chapado', segundo vítima; modelo foi destituído do concurso Imagem: Reprodução

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Macapá

05/01/2021 17h02

O vencedor do Mister Teen Acre 2020, Rafael Berlim, de 20 anos, perdeu ontem o título após ser acusado de um suposto estupro por uma jovem de 19, ocorrido no domingo (3), em Rio Branco. O caso está registrado na Delegacia de Mulher e foi parar nas redes sociais, com mais de 60 mil interações em publicações.

Em uma postagem compartilhada por um amigo da vítima, são expostos áudios da jovem relatando que ela acordou sem calcinha e com Rafael tentando ter relações sexuais sem consentimento.

O UOL teve acesso ao Boletim de Ocorrência registrado ontem pela vítima. O relato coincide com o áudio publicado nas redes sociais. Em contato com a reportagem, a jovem ratificou as informações.

Ela diz que estava na casa de um amigo com outras três pessoas. A jovem narra que decidiu dormir por volta das 3h e que acordou sem partes da roupa ao amanhecer. Ela estava deitada de lado com o suspeito forçando a relação.

Ambos não se conheciam e o suspeito não estava na casa antes de a vítima dormir.

"Quando acordei, o Rafael já estava ao meu lado no ato, mas consegui escapar e corri para o banheiro. Não sei como ele apareceu lá, se foi chamado por alguém ou se conhece o dono da casa. Eu estava de lado, olhei para trás e tive um susto. Pedi para parar, mas continuou até eu dar um golpe para correr ao banheiro. Fiquei lá até ele ir embora do quarto", lembrou.

A jovem conta que Rafael tentou se desculpar e justificou o ato por estar "chapado".

"Ele saiu da casa e depois retornou. Disse que foi lá comigo para se desculpar, mas eu não aceitei as desculpas. Ele falou que estava muito chapado e que não sabia o que estava acontecendo. Fui para casa sem condições de ir à delegacia no mesmo momento", afirma a jovem.

A vítima diz que não teve ferimentos, apesar de o ato sexual sem consentimento, segundo ela, ser consumado. Ela fez exames de corpo de delito no início da tarde de hoje no IML (Instituto Médico Legal) de Rio Branco para serem incluídos na investigação.

"Estou em choque porque passei por estupro quando era criança. Tinha 11 anos de idade e foi um parente que fez isso. Como já aconteceu comigo uma vez, parece que vivo um trauma repetido. Meu psicológico está muito pesado, com crises de ansiedade. Ele roubou a minha pureza de algo que já tinha superado. Só quero Justiça", clama a vítima.

O UOL tenta falar com o suspeito. A Polícia Civil não soube informar se ele já constituiu advogado. Uma loja virtual de relógios no Instagram é atribuída ao modelo. A reportagem deixou mensagens no perfil, mas ainda não obteve retorno.

Um número de telefone que seria de Rafael também foi exposto nas redes sociais, mas as chamadas caíram na caixa postal e não houve retorno de mensagens de texto e WhatsApp. O modelo excluiu as contas pessoais na internet. O espaço está aberto.

Concurso destitui modelo

Após a repercussão do caso, a coordenação do Mister Teen Acre destituiu o modelo como vencedor da edição de 2020.

"Esperamos que tudo seja esclarecido e desde já externamos o nosso repúdio a este caso, uma vez que não compactuamos com tal ato, e que também estamos tentando entender toda a situação", diz nota publicada nas redes sociais do concurso. O perfil também excluiu todas as imagens de Rafael.

O coordenador do Mister Teen Acre, Sidney Lins, disse ao UOL que, no contato que manteve com Rafael sobre a decisão de destituição, o modelo informou que compareceu à delegacia e negou as acusações.

"A única coisa que posso afirmar é que foi à delegacia e negou todas as acusações. Ele que prove na Justiça. O Rafael apenas passou em um concurso nosso e a relação era apenas essa", afirmou.

O modelo não autorizou a coordenação do concurso a repassar o contato de telefone para dar a sua versão sobre o fato.

Clube de futebol nega ligação com suspeito

Nos prints publicados na postagem sobre o suspeito, o do Facebook, o modelo se identifica como jogador de futebol do Galvez Esporte Clube. Em nota, a entidade negou que Rafael faça parte do elenco. Ao UOL, o diretor de futebol, Alan Lima, ratificou o posicionamento.

"Não conheço o rapaz e nunca o vi. Ele não é nada do Galvez e não tem vínculo algum. Ele deve ter passado por lá na base em outra gestão", confirmou o diretor, acrescentando que o clube repudia qualquer ato ilícito do tipo.