Topo

Angélica estreia programa 'Cartas para Eva' e recebe Xuxa e Miriam Leitão

Angélica entrevista Xuxa e Miriam Leitão em "Cartas para Eva" - Reprodução/Globoplay
Angélica entrevista Xuxa e Miriam Leitão em "Cartas para Eva" Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/01/2021 15h48

No ano passado, Angélica emocionou a todos ao escrever uma carta para sua filha Eva, 8 anos, sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam.

A mensagem viralizou e virou um especial no canal GNT, com o nome "Cartas para Eva".

Hoje, a plataforma de streaming GloboPlay disponibilizou cinco episódios do programa em um formato de entrevistas.

O primeiro, que tem como tema a violência contra as mulheres, tem como convidadas Xuxa Meneghel e a jornalista Miriam Leitão.

Elas foram entrevistadas à distância por conta da pandemia, e conversaram sobre abusos e limitações que sofreram ao longo de suas respectivas carreiras.

Entre os temas tratados na nova temporada, estão sexualidade, meio ambiente, preconceito, e mercado de trabalho. Angélica entrevistou nomes como Cláudia Raia, Marina Silva, Camila Pitanga e Renata Vasconcellos.

Miriam Leitão relembra tortura durante gravidez

miriam - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Miriam Leitão fala sobre tortura em entrevista a Angélica
Imagem: Reprodução/Globoplay

Um dos momentos mais marcantes da conversa, foi o desabafo da jornalista Miriam Leitão sobre as torturas que enfrentou no período da Ditadura Militar, logo após descobrir que estava grávida.

Foi naqueles dias que eu estava pra ser presa que eu fui me dando conta que eu tava grávida. Mas eu resolvi esperar um pouco, não tinha feito nem exame, mas ao longo de uma sessão de tortura e outra eu me dei conta que, sim, eu tava grávida. Então esse era o momento que saber que, além de mim, uma outra pessoa podia ser afetada.

Miriam relatou ainda uma das piores torturas pela qual passou.

Eu não conseguia comer, eu emagreci muito, eu perdi 11 quilos. Eu era levada pra ser interrogada à noite e quando era levada pra ser interrogada, tudo podia acontecer. Eles me obrigaram a tirar a roupa e colocaram dez soltados assim na frente. Os três que chefiavam a tortura, um deles disse: 'Isso aqui não tem volta. A cada momento a gente dá um passo à frente'. Ou seja, tava me ameaçando de estupro coletivo. Aí fiquei exposta a todos eles e, de repente, quando eles saíram, eles entraram e botaram a cobra, apagaram a luz e saíram. Eu fiquei pensando assim: 'Eu não posso me mexer'

Angélica questionou sobre como era para a jornalista falar sobre o ocorrido.

É difícil falar, mas ao mesmo tempo eu acho que é também libertador, e também é importante. E a minha vingança foi ter sobrevivido, a minha vingança foi ter chegado até aqui. A minha vingança foi ter feito a carreira que eu fiz. A minha vingança foi ter a família que eu tenho.

Xuxa relembra abusos

A apresentadora Xuxa recordou os abusos que sofreu ao longo de sua vida e recordou que sua mãe só ficou sabendo dos acontecimentos quando ela deu uma entrevista ao "Fantástico" (Globo).

Ela olhou pra mim, falou assim: 'Filha, onde que eu tava? Onde eu tava quando tudo isso aconteceu com você?'. Eu falei: 'A senhora tava cuidando de mim, tava cuidando dos meus irmãos, tava tentando dar o melhor pra gente. Mas o assunto abuso, por ele ser tão forte assim, tira a gente do sério. Imagina quem deveria proteger a gente ou quem teria de estar protegendo a gente ao olhar de todo mundo, inclusive ao olhar dela.

Ela não recebeu amor e só queria dar amor aos filhos, aos netos...

Xuxa revelou que decidiu expor os abusos sofridos para que sua filha, Sasha, sentisse que pudesse contar com ela caso passasse por qualquer coisa parecida.