Topo

Morre o apresentador Stanley Gusman, de covid-19, após minimizar doença

Stanley Gusman no set do "Alterosa Alerta" - Reprodução/Instagram
Stanley Gusman no set do 'Alterosa Alerta' Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 08h19Atualizada em 11/01/2021 19h57

O apresentador Stanley Gusman, que comandava o "Alterosa Alerta", na TV Alterosa — filial do SBT em Minas Gerais —, morreu ontem por complicações da covid-19. A notícia foi confirmada pela emissora, através do Instagram.

O corpo do apresentador foi cremado às 15h30 de hoje, no cemitério Parque Renascer, em Contagem, a 30 minutos do centro de Belo Horizonte. Por conta da doença, não houve cerimônia antes da cremação.

Gusman, que tinha 49 anos, estava internado desde o dia 4 de janeiro na UTI do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima (MG). A equipe médica esclareceu à Alterosa que ele teve uma infecção secundária, decorrente do novo coronavírus

"Minas perdeu um grande jornalista. Um apresentador das classes menos favorecidas que estava sempre aberto para tentar melhorar a vida de cada um. A TV Alterosa e todo nosso grupo estão entristecidos. Perdemos um grande companheiro, uma voz de extrema importância para a nossa comunicação", lamentou o diretor-presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa.

Diretor-geral da TV Alterosa, Geraldo Teixeira da Costa Neto também se manifestou sobre a morte em comunicado: "Essa notícia trouxe uma profunda tristeza para todos nós, dos Associados, em especial da TV Alterosa. Perdemos um companheiro leal, amigo de todos da casa. A Covid cala uma voz eloquente. Stanley se junta aos trágicos números dessa pandemia, mas os ideais dele não serão esquecidos. Que Deus conforte sua mulher, seu filho e toda a família".

Apresentador minimizou a doença

Em um dos trechos do "Alterosa Alerta" postados em seu Instagram, Gusman rebatia declarações do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), recomendando que os cidadãos não visitassem familiares e amigos durante as festas de Natal e ano novo.

"Eu vou visitar meu pai, vou visitar minha mãe, e não vou matá-los. Eu acho um desrespeito o senhor falar isso em público. Se fosse assim, nós teríamos produzido, em outras circunstâncias, muitos outros problemas", disse, se referindo aparentemente a aglomerações realizadas durante a campanha eleitoral de 2020.

O apresentador ainda completou na legenda: "Não mexam com a minha família. Ninguém! Absolutamente ninguém! Pego pilha. Fico no veneno e meu veneno é sem vacina. Perco a ponta da corda! Nas festas cristãs você vai matar seus pais de covid. Já nas eleições não havia restrições!".

O apresentador também criticou a CoronaVac, vacina do Instituto Butantan. "Fico imaginado se eu tivesse que colocar uma ordem de prioridades para aplicação em pessoas com 50% de chance de dar errado... Eu priorizaria quem eu amo? Absolutamente não. Logo, os 11 urubus do STF devem sim ter prioridade nessa que o Butantan certifica com 50% de dar certo", escreveu no Twitter.

Homenagens

O diretor geral da TV Alterosa, Geraldo Teixeira da Costa Neto, lamentou a morte do colega: "Essa notícia trouxe uma profunda tristeza para todos nós, dos Associados, em especial da TV Alterosa. Perdemos um companheiro leal, amigo de todos da casa. A covid cala uma voz eloquente. Stanley se junta aos trágicos números dessa pandemia, mas os ideais dele não serão esquecidos. Que Deus conforte sua mulher, seu filho e toda a família".

Já o superintendente da emissora, Luis Eduardo Leão, ressaltou que Gusman "era um lutador e um grande amigo de todos". "Estamos tentando assimilar essa perda. Todos muito tristes. A família Alterosa perdeu um grande lutador e um dos maiores comunicadores de Minas Gerais", declarou.

Em um post escrito enquanto Gusman ainda estava internado, a irmã do apresentador, Stael, falou sobre a relação dos dois: "Ele é um pedaço de mim. Eu não imagino a minha vida sem ele. Ele é insubstituível na minha vida e na minha família!".