Topo

Morre Patricia Loud, estrela do primeiro reality show, aos 94 anos

Patricia Loud, décadas depois de estrelar "An American Family" - Reprodução/Facebook
Patricia Loud, décadas depois de estrelar 'An American Family' Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 10h05

Patricia Loud, a matriarca da família retratada no programa "An American Family", morreu aos 94 anos de causas naturais. A série é considerada o primeiro reality show da TV norte-americana, estabelecendo formato explorado por produções como "The Osbournes" e "Keeping Up with the Kardashians".

A notícia da morte foi confirmada na página oficial da família no Facebook. No texto, Patricia é lembrada como "uma matriarca poderosa, inflexível e honesta, e uma campeã dos iconoclastas e dos excluídos".

Exibido em 1972, após acompanhar a família Loud por todo o ano anterior, "An American Family" se tornou um fenômeno de audiência nos EUA e alçou os membros da família ao estrelato, dando entrevistas em vários talk shows e fazendo outras aparições midiáticas.

A série abordava assuntos tabu para época, como divórcio (Patricia e o marido, William, estavam no processo de se separar) e homossexualidade (o filho mais velho do casal, Lance, se assumiu durante as filmagens).

Tanto William quando Lance morreram antes da matriarca — o primeiro em 2018, aos 97 anos; e o segundo em 2011, aos 50, por complicações da AIDS.

Da esq. para a dir.: Lance Loud, Patricia Loud e William Loud dão entrevista a Dick Cavett, em 1973 - Walt Disney Television via Getty Images - Walt Disney Television via Getty Images
Da esq. para a dir.: Lance Loud, Patricia Loud e William Loud dão entrevista a Dick Cavett, em 1973
Imagem: Walt Disney Television via Getty Images

Apesar do sucesso, a família Loud se afastou dos holofotes após a exibição de "An American Family", retornando dez anos depois para um especial reunindo todos eles na HBO.

Em 2011, a história da gravação do reality foi retratada no telefilme "Cinema Verité" (2011). Diane Lane foi indicada ao Globo de Ouro e ao Emmy por interpretar Patricia — Tim Robbins viveu William, e Thomas Dekker foi Lance.