Topo

SP1 conta racismo sofrido por cinegrafista: 'Nós, brancos, não sabemos'

Do UOL, em São Paulo

14/01/2021 14h29

O âncora Fabio Turci tirou um momento, no final do "SP1" de hoje, para contar histórias de racismo sofridas por um dos cinegrafistas do programa, Itamar. O discurso do jornalista veio logo depois de uma matéria relatando um caso de racismo em Santos, litoral de São Paulo.

"Vou contar uma história para vocês. Um amigo meu — que está aqui no estúdio, é um dos operadores de câmera do 'SP1', o Itamar — um dia foi parado pela polícia porque estava dirigindo um carro bacana, da família dele. E o policial com a arma na mão perguntou o que ele estava fazendo no carro", começou Fabio.

"O mesmo Itamar um dia foi perseguido por seguranças de um shopping center, inclusive viu um deles chamando reforço. Ele tinha ido sacar dinheiro no shopping center. Essas coisas acontecem, nem sempre tão claramente, com alguém dizendo o porquê elas estão acontecendo, mas acontecem. A gente que é branco não sabe, porque não acontece com a gente", continuou.

Nosso papel é informar, estamos levando informação a você. E o que você faz com essa informação, você se conforma? Tá tudo certo assim? Ou você acha que isso não está certo, não está justo, e você acorda e tenta fazer alguma coisa?"

A imagem do "SP1", então, mostrou Itamar, que fez um sinal de positivo para a câmera. O cinegrafista, segundo Fábio, trabalha na Globo há mais ou menos 20 anos. "Eu contei duas histórias. O Itamar me contou muitas outras", disse o âncora.

O cinegrafista Itamar, do 'SP1' - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
O cinegrafista Itamar, do 'SP1'
Imagem: Reprodução/Globoplay

Racismo em Santos

O caso reportado pelo "SP1" antes do discurso de Fábio Turci foi o de Lucas Costa de Araújo, um operador de loja de Santos que foi enquadrado por um policial que disse que ele tinha "cara de ladrão".

No vídeo do incidente, é possível ouvir o PM questionando: "Por que que você tá revoltado aí?". O jovem olha e responde: "Porque é o quarto 'enquadro' que eu levo esse ano". O PM rebate: "F*da-se, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes, você tá escutando?".

Reação

O discurso impactante de Turci repercutiu nas redes sociais, com elogios para o âncora e para o programa.

Usuários do Twitter disseram que o jornalista foi "cirúrgico" em seu comentário e louvaram o discurso como uma "chacoalhada" no público, para fazê-lo pensar.