Topo

The Crown 'deturpou' relação de Diana com Charles, diz ex-chefe real

Limusine Rolls-Royce Silver Cloud de Charles e Diana em The Crown - Reprodução
Limusine Rolls-Royce Silver Cloud de Charles e Diana em The Crown Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/01/2021 14h29

A quarta temporada da série The Crown, exibida pela Netflix, "deturpou" a relação vivida entre a princesa Diana e o príncipe Charles, afirmou ao site Insider o ex-chefe real Darren McGrady. A temporada retrata o triângulo amoroso entre Diana (Emma Corrin), Charles (Josh O'Connor) e Camilla Parker Bowles (Emerald Fennell), e a subsequente ruptura do casamento.

McGrady, que trabalhou para a Rainha no Palácio de Buckingham por 11 anos antes de se mudar para a casa de Diana no Palácio de Kensington de 1993 a 1997, afirmou que o programa "deturpou" o relacionamento do casal ao retratá-los infelizes vivendo juntos.

McGrady disse que testemunhou os dois dançando em um famoso baile e pôde comprovar que eles estavam apaixonados. "Não diga que eles nunca se apaixonaram, porque vendo coisas assim… Eles deveriam ter registrado mais coisas desse tipo."

Diana fala sobre sua relação com Charles em fitas de áudio divulgadas no documentário da National Geographic "Diana: In Her Own Words".

"Lembro de estar tão apaixonada por meu marido que não conseguia tirar os olhos dele", disse ela sobre o dia do casamento. No mesmo documentário, porém, ela também chamou seu casamento de "o pior dia da minha vida", e se referiu a si mesma como "um cordeiro levada ao matadouro".

A série

McGrady disse que a descrição feita pela série do primeiro encontro de Charles e Diana é falsa. Na série, a primeira aparição de Diana em "The Crown" ocorre apenas no primeiro episódio da quarta temporada, quando Charles está casualmente namorando sua irmã, Lady Sarah.

Na cena, Charles visita a casa da família quando Diana tenta passar por ele despercebida, embora estivesse vestindo um traje chamativo. Acontece que ele acaba avistando a futura princesa e conversa rapidamente com ela.

"Quando Charles a conheceu, ela não estava correndo na casa com suas coisas do balé", corrige McGrady. "Ele a viu pela primeira vez em uma sessão de fotos em [casa da família de Diana] Althorp. Ela tinha 16 anos e usava um boné e galochas. Estava deslumbrante", afirmou.

O historiador real Hugo Vickers já havia dito à Insider que a sugestão do programa de que Charles não sabia quem era Diana quando se conheceram era falsa.

Emma Corrin, que interpreta Diana no programa, recentemente defendeu a série depois de algumas pessoas sugerirem a inclusão de um aviso de que os episódios são fictícios.

"É claramente uma versão dramatizada dos eventos", disse ela à Variety.

Procurada pela Insider, a Netflix não respondeu ao pedido de comentários.