Topo

Lulu Santos relança 'A Cura' com Vitor Kley: 'Os paralelos são evidentes'

Lulu Santos e Vitor Kley regravaram o sucesso "A Cura", de 1989 - Reprodução/Instagram
Lulu Santos e Vitor Kley regravaram o sucesso "A Cura", de 1989 Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/01/2021 11h58

Lulu Santos relançou "A Cura", música de sua autoria que foi um dos grandes sucessos brasileiros nos anos 80. A canção ganhou as rádios em 1989, quando a epidemia de AIDS estava em alta no mundo todo.

O cantor e compositor decidiu pelo relançamento — que conta com a participação de Vitor Kley — por enxergar semelhanças entre aquele período e o atual, com a pandemia do novo coronavírus.

"Os paralelos entre os dois momentos são evidentes. Em 1988, os ativistas gays, a primeira comunidade atingida pela Aids, acusavam justamente o governo de descaso na busca por uma solução clínica", disse Lulu em entrevista ao jornal "O Globo".

Ele, que tem 68 anos, comemorou não ter sido contaminado pela doença e espera sua vez para se vacinar. "Bom, né? Melhor do que isso, só vacinar na hora certa. Que não é a H, que não existe. H, só bomba", brincou.

"A Cura" teve um pico de audições no último dia 17 de janeiro, quando a Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas co-produzidas pelo Butantan e Fiocruz. Os dois já tinham a versão preparada, depois de um encontro dos músicos nos bastidores de um programa de TV, quando Kley preparou uma versão da música que foi avalizada por Lulu — e, posteriormente, se encontraram para gravá-la em definitivo.

Quando a música foi redescoberta por causa da autorização das vacinas, Lulu entrou em contato com Kley. "Ele me mandou uma mensagem dizendo algo como 'bora soltar logo essa faixa, a vacina tá aí!'", explicou.

"E concordo demais, estamos passando por tanta coisa: saudade, medo, incerteza... E a ciência está aí, pessoas que estudaram a vida inteira para salvar a humanidade, são nossos heróis. Temos que confiar, celebrar. Que a vacine chegue logo para tentarmos nos curar", disse o músico de 26 anos.