Topo

Valeria Valenssa sobre preparação para Globeleza: 'De molho numa banheira'

Valeria Valenssa - Reprodução/Instagram
Valeria Valenssa Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 13h54

Em entrevista para O Globo, Valeria Valensa, de 49 anos, maior símbolo do carnaval na TV, ocupou por muitos anos o posto de Globeleza. Contou os bastidores da preparação da vinheta e falou sobre o cancelamento da folia em 2021.

"Na verdade, a produção tinha todo um ritual antes, durante e depois da gravação da vinheta Globeleza. Para tirar a purpurina, eu ficava de molho numa banheira para soltar a cola da minha pele, porque quando secava, ficava bem, bem dura, assim. Mas, dependia de cada ano. Tinha ano em que estava muito cansada, então só tirava o grosso da purpurina colocava uma roupa ia descansar. Depois, voltava e ficava na banheira para tirar toda aquela maquiagem. Era paciência mesmo", contou ela, na entrevista.

valeria - Reprodução/ Yuri Graneiro - Reprodução/ Yuri Graneiro
Imagem: Reprodução/ Yuri Graneiro

Ainda sobre a preparação, Valeria falou sobre os perrengues que já passou para fazer a maquiagem.

"Meu maior perrengue na maquiagem corporal foi uma em que, não me lembro agora o ano, mas estava pronta para gravar, e a pintura não segurou no corpo com os movimentos do samba. Craquelou toda... Esse ano nós tínhamos testado uma tinta diferente, mas não deu certo no final. Mas a equipe era incrível e tudo sempre dava certo no final Aliás, estava sempre nua de tapa-sexo", revelou ela.

Devido ao surto do coronavirus, o carnaval desse ano foi cancelado para evitar ainda mais contagio de Covid-19, que já matou mais de 200 mil pessoas no País. Para a ex-Globeleza, é o melhor a se fazer no momento, mas sem perder as esperanças.

"Acho que temos que ter consciência que estamos passando por um momento difícil no mundo, devido ao novo coronavírus. Mas precisamos manter a esperança e a prudência. É só ter um pouquinho mais de paciência. E respeito pelas pessoas... O carnaval faz parte da nossa identidade cultural, é a maior festa popular da cultura brasileira, sem dúvida o Brasil faz o maior espetáculo a céu aberto da terra na Sapucaí, em São Paulo, Salvador, Recife e em outras cidades. A maior festa popular do mundo é no Brasil. Então, meu sentimento é de tristeza e preocupação com as pessoas que trabalham e vivem da folia. Famílias que não estão trabalhando no momento, que vivem um período de grande dificuldade não só pela questão da Covid-19, mas também pela dificuldade econômica. Com certeza, foi uma decisão difícil para todas as partes envolvidas cancelar a festa", afirmou ela.

Valensa ainda falou sobre seus últimos carnavais e o que gosta de fazer e prioriza hoje em dia.

"Meus últimos carnavais foram com meus filhos. Quando era a Globeleza, trabalhava bastante. Hoje, é um período que eu curto bem também! Curto em família, curto com os amigos, viajo, fico com as crianças... Essa é a minha prioridade. E eu não tenho vontade de ocupar nenhum posto, nem como destaque ou rainha de bateria, até porque acho que tudo tem seu tempo. Sinto que fiz tudo muito intensamente, sabe? Com muita entrega e energia. E era uma coisa que eu gostava de fazer. A gente tem que ter essa consciência que tudo tem seu tempo, e foi tudo muito especial", explicou.